quarta-feira, 28 de novembro de 2012

RIO DAS OSTRAS-treina guarda-vidas para atuar durante verão em Rio das Ostras

 
Profissionais contam com equipamentos para auxiliar no resgate às vítimas de afogamento
Com a chegada do verão, já começaram a atuar nas praias e lagoas de Rio das Ostras 33 guardas municipais que foram treinados para desempenhar a função de guarda-vidas, em apoio aos seis bombeiros militares que trabalham no resgate às vítimas de afogamento. Na última semana, eles finalizaram um treinamento intensivo com professores de Educação Física e profissionais com experiência na área de resgate em águas. Este ano os guardas contam também com equipamentos como pranchas, boias e nadadeiras, que os auxiliam na função.
Embora a função de guarda-vidas seja responsabilidade do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, há alguns anos capacita guardas municipais para atuar, principalmente na alta temporada, quando a cidade tem a população triplicada. No verão, a cidade costuma receber, em média, 200 mil turistas.
Segundo dados da Secretaria de Ordem Pública, os principais acidentes com afogamentos são ocasionados pela falta de conhecimento do banhista em relação ao mar, à embriaguez e à falta de preparo físico. No ano passado houve 139afogamentos e 3 óbitos, respectivamente 9 e 1 a menos que em 2010.

Nenhum comentário: