segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O CORPO BRONZEADO É UM DOS PRINCIPAIS DESEJOS DAS MULHERES NO VERÃO

Jet Bronze, cremes e nutricosméticos dão uma forcinha para quem deseja a cor do verão



O corpo bronzeado é um dos principais desejos das mulheres no verão. É só começar o calor que praias e piscinas ficam lotadas de pessoas expostas ao sol em busca de uma pele morena. Mas como nem sempre é possível (ou saudável) passar horas esperando pelo resultado desejado, algumas soluções rápidas podem ajudar como os cremes autobronzeantes e o Jet Bronze, recursos que “não fazem mal à pele”, conforme garante o dermatologista Luiz Fernando Tovo.


Para lançar mão desses artifícios e ainda conquistar uma cor bonita – sem manchas ou aspecto alaranjado –, cuidados básicos são necessários. “Fazer uma esfoliação antes da aplicação uniformiza a pele e evita manchas”, diz a dermatologista Maria Cristina Collina. Além disso, hidratar a pele com frequência é recomendável, pois proporciona um efeito mais duradouro ao produto, de até 15 dias.

Os autobronzeadores possuem efeito gradativo e devem ser aplicados como um creme por todo corpo, assim como o Jet Bronze, procedimento em spray que requer uma máquina auxiliar durante a aplicação. Ambos possuem a substância dihidroxiacetona (DHA) como princípio ativo, que estimula a produção de melanina e proporciona o efeito bronzeado. “A procura pelo Jet é o ano todo, mas aumenta em épocas de festas. Casamentos são os recordistas, todo mundo quer estar bronzeado”, explica Juliana Babolin, proprietária do salão Fiori, de São Paulo.

É importante que o corpo esteja limpo, sem hidratante e que a cliente tome banho somente após 4 horas da aplicação. O preço varia entre R$80 e R$120, e o resultado pode ser notado após algumas horas. Depilação com laser ou cera também devem ser evitados para não desbotar o bronzeado.

Os nutricosméticos também podem dar uma forcinha. Os suplementos em cápsulas compostos de betacaroteno e vitamina E são destinados a regenerar a pele ressecada e prometem uma hidratação intensa, o que evita descamações. “Se tiver componente derivado de betacaroteno, ele vai acentuar a sua cor e pigmentação e auxiliar na tonalidade”, esclarece Tovo.


Proibição das câmaras de bronzeamento continua!

Desde 2009, as máquinas de bronzeamento estão proibidas no Brasil. “A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou essa atitude após a comprovação dos riscos pela radiação ultravioleta para uso estético”, explica Anderson Pereira, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária. Contudo, algumas clínicas continuam oferecendo o serviço porque estão operando por liminar na justiça. “Algumas ainda trabalham, mas estão perdendo a ação”, conta ele.

Nenhum comentário: