quarta-feira, 2 de março de 2011

Estudantes apresentam resultados de educação ambiental em Rio das Ostras

Projeto Pólen desperta a consciência crítica sobre a gestão do petróleo


A retrospectiva das atividades de 2010 e as diretrizes para este ano foram apresentadas durante o II Encontro entre Fóruns do Projeto Pólen, realizado sábado, 26, na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea. Dezenas de estudantes, acompanhados por seus responsáveis, participaram do evento, que também contemplou com certificado de participação 40 jovens, de 12 a 18 anos, integrantes do Projeto de Gestão Participativa do Petróleo, desenvolvido pela Prefeitura de Rio das Ostras dentro do Projeto Pólen, promovido pela Petrobras.

Na oportunidade foram exibidos os trabalhos produzidos pelos estudantes “polinizadores”. O destaque foi para a exposição dos quadrinhos elaborados durante algumas oficinas. A exploração do petróleo, o desenvolvimento com sustentabilidade e a preservação da água são alguns dos temas ilustrados a partir do conhecimento que os estudantes obtiveram durante o projeto.
Este foi um dos quadrinhos criados pelos participantes do Projeto Pólen

Este foi um dos quadrinhos criados pelos participantes do Projeto Pólen

Rigel Campos, de 15 anos avalia que o Pólen permitiu que os estudantes descobrissem que muitos problemas sociais são provenientes de problemas políticos e ambientais. “Para que nossa sociedade viva bem é importante cuidarmos do meio ambiente e escolhermos nossos políticos com confiança e consciência”, declarou o jovem.

O gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Unidade da Bacia de Campos da Petrobras, Lincoln Weinhardt, conta que há um ano esteve em Rio das Ostras e pôde perceber o engajamento dos polinizadores e da equipe do Pólen. “É fantástica a participação de todos e o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação é fundamental”, avaliou.

Para Max de Almeida, secretário de Meio Ambiente de Rio das Ostras, o desafio em gerir as questões ambientais da segunda cidade que mais cresce no País só é alcançado por conta da participação popular. Ele enalteceu a adesão espontânea dos jovens ao Projeto Pólen e ressaltou que a preservação ambiental tem como base a educação.

ATIVIDADES PRÁTICAS - Ainda este mês está prevista uma visita à Unidade de Operações da Bacia de Campos da Petrobras. Com o conhecimento acumulado, os polinizadores levarão às comunidades locais suas experiências, promovendo o debate sobre meio ambiente e a aplicação dos royaties. A ideia é estimular a participação popular na I Conferência Municipal do Petróleo, prevista para dezembro.

Vanuza Souza tem dois filhos, Tallys e Tamires, participantes do Projeto Pólen. “Para mim o Projeto foi uma porta que se abriu”, declarou se referindo ao filho, que é portador de deficiência visual. “Ele compartilha comigo todo o aprendizado que adquire”.

“Participar do Pólen é uma ótima oportunidade de aprender como cuidar do meio ambiente e ter mais informações sobre o petróleo. Tenho me interessado muito por esses temas”, disse o estudante de 14 anos, filho de Vanuza.

A secretária de Educação, Maria Lina Paixão, a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira e o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Ivan Noé, prestigiaram o evento.

OBJETIVOS - O Projeto Pólen é uma medida mitigadora para determinadas atividades da Petrobras na Bacia de Campos, no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama. Promovido pela Petrobras em parceria com a Prefeitura e o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental (Nupem-UFRJ), tem como objetivo a promoção de processos educativos voltados ao desenvolvimento da gestão ambiental participativa.

O Pólen acontece em 13 municípios da Bacia de Campos. Em Rio das Ostras, foi lançado em setembro de 2009. Os estudantes participam de oficinas, assistem a documentários sobre petróleo, se reúnem para a troca de experiências com outros grupos do Pólen, elaboram e comparecem a ações de educação ambiental.

A sede do Pólen em Rio das Ostras fica no Parque dos Pássaros. As atividades são realizadas aos sábados, pelo menos uma vez por mês, e pela internet. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.projetopolen.com.br/rio_das_ostras.html


Mesmo com sua deficiência visual, Tallys participa ativamente do Projeto Pólen. A mãe Vanuza é a grande incentivadora

Polinizadores exibem o certificado de participação no Projeto

Nenhum comentário: