Campanha de prevenção contra as DST’s serão intensificadas durante os dias de folia.
Não é de hoje que o país realiza campanhas de prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). E com a chegada do carnaval essas campanhas se intensificam ainda mais, uma vez que é crescente o número de casos dessas doenças, entre elas, a Hepatite e o HPV (vírus da família papilomaviridae, capazes de provocar lesões de pele e mucosa). O slogan da campanha deste ano é: “Muito prazer, sexo sem DST”.
- Para evitar o contágio, é importante estarmos sempre lembrando às pessoas sobre a importância do uso do preservativo – comentou Luciana Rego Lima, coordenadora do Departamento DST – Aids.
Com a finalidade de conscientizar os foliões, a Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo, através do Departamento de Vigilância e Saúde, vai desenvolver ações de conscientização juntamente com pousadas e hotéis do município, onde serão distribuídos kits contendo folders explicativos, preservativos, cartazes e expositores de vidro (potes com preservativos). E, os agentes da saúde estarão distribuindo o mesmo material no próximo final de semana, dias 5 e 6, respectivamente, no Terminal Rodoviário e, durante os cinco dias de carnaval, nos blocos de arrastão.
- A campanha deste ano é diferenciada, porque estamos preocupados com o número crescente das DSTs em jovens com idades entre 12 e 24 anos. Por isso, mais que distribuir os preservativos estaremos também fazendo o trabalho de conscientização, explicando a importância do uso da camisinha – explicou Luciana. Ela acrescentou ainda que, durante todo o ano, são realizadas campanhas de combate às DSTs, além de exames preventivos como de sangue e ginecológicos.
A campanha visa prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. Ao todo serão distribuídos 50 mil preservativos.
E os trabalhos não param por aí. O HGAC contará com seis leitos de emergência e os plantões de 24 horas serão reforçados com uma equipe composta por dois técnicos em enfermagem, um maqueiro além de pessoal de apoio e manutenção e, sete médicos, sendo dois clínicos, um pediatra, um ortopedista, um obstetra, um cirurgião geral e um anestesista. O Posto de Figueira servirá de base para o atendimento emergencial do Distrito de Monte Alto e adjacências, onde haverá um clínico geral de plantão e uma ambulância. Nos locais dos shows e nos blocos de arrastão, uma ambulância composta por dois técnicos em enfermagem e um maqueiro estará à disposição para qualquer eventualidade.
quinta-feira, 3 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário