sábado, 12 de janeiro de 2013

As companhias áreas brasileiras Gol e TAM aparecem entre as quatro piores do mundo, em 2012, em termos de segurança em um ranking elaborado pela consultoria alemã Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (Jacdec), divulgado nesta semana.

 O ranking avalia as 60 maiores companhias de avião civil no mundo. Na lista, a TAM figurou em 59º lugar, melhor apenas que a China Airlines, a pior do ranking. Já a Gol ficou em 57º lugar, melhor do que a Air India. A finlandesa Finnair foi considerada a mais segura.

A Jacdec atribuiu um índice de segurança a cada uma das companhias, levando em conta acidentes aéreos dos últimos 30 anos, a quilometragem já voada, passageiros que viajaram a bordo e quantas mortes ocorreram.

Segundo o estudo, houve seis grandes acidentes na TAM desde 1983, com 336 mortes. A Gol registrou um grande acidente, quando 154 morreram após o choque contra um jato Legacy em 2006. Em 2012, diz o estudo, houve 496 vítimas de acidentes aéreos, duas a menos que em 2011. Tanto a TAM quanto a Gol melhoraram uma posição em relação a 2011.

Outro lado. Em nota, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que reúne TAM e Gol, além de Avianca, Trip e Azul, disse que o levantamento não reflete a situação atual de segurança das companhias e critica sua metodologia: "Não é uma avaliação de segurança, apenas um apanhado sobre acidentes".

A Abear diz que 2012 foi o ano mais seguro da aviação desde 1945 e que as duas empresas, sem acidentes desde 2007, obtiveram certificado internacional atestando sua segurança.

Nenhum comentário: