quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O que sai de nossos lábios não tem volta!A maldição ou a bênção, o elogio ou a ofensa não tem volta

Era uma vez um garoto que tinha um temperamento muito explosivo. Um dia ele recebeu um saco cheio de pregos e uma placa de madeira. O pai disse a ele que martelasse um prego na tábua toda vez que perdesse a paciência com alguém. No primeiro dia o garoto colocou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes, enquanto ele ia aprendendo a controlar sua raiva, o número de pregos martelados por dia foram diminuindo gradativamente.
Ele descobriu que dava menos trabalho controlar sua raiva do que ter que ir todos os dias pregar diversos pregos na placa de madeira… Finalmente chegou um dia em que o garoto não perdeu a paciência em hora alguma. Ele falou com seu pai sobre seu sucesso e sobre como estava se sentindo melhor em não explodir com os outros e o pai sugeriu que ele retirasse todos os pregos da tábua e que a trouxesse para ele.
O garoto então trouxe a placa de madeira, já sem os pregos, e a entregou a seu pai. Ele disse: “Você está de parabéns, meu filho, mas dê uma olhada nos buracos que os pregos deixaram na tábua… …ela nunca mais será como antes”. Quando você diz coisas estando com raiva, suas palavras deixam marcas como essas.
Pense nisso!
O que sai de nossos lábios não tem volta!
A maldição ou a bênção, o elogio ou a ofensa não tem volta…
Quantas vezes, no momento do nervosismo, da ira, da revolta, deixamos que saiam de nossa boca palavras que condenam, que traumatizam…
Quantas mães, quantos pais, proferem palavras que destroem a auto-estima de seus filhos, condenando-os a uma vida de fracassos…
Quantas vezes somos tentados a apontar e a acusar, sem perceber que estamos desferindo golpes dolorosos, que deixarão marcas profundas…
Em Tiago 3: 9 -11, a Palavra nos diz: “Com a língua bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita de um mesmo manancial água doce e água amargosa?”.
Da mesma boca que sai a bênção pode sair a maldição?
O que sai de nossos lábios não tem volta e pode fazer marcas profundas!
E ainda pior: Aquele que condena com a boca, atrai para si a sua própria condenação…
Em MT 5:22 - “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno”.
Não permita que palavras impensadas e cruéis marquem a sua vida e a vida do outro! Não jogue por terra o amor que Deus lhe dá gratuitamente com palavras tolas!
Jesus diz em MC 13:33 “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo”.
Antes de falar, vigie…
Antes de qualquer atitude precipitada, observe a situação, vigie…
O que sai de nossos lábios não tem volta e pode deixar marcas profundas!
Pense nisso!
Deus reservou pra você e pra sua família um futuro de bênçãos e vitórias. E para que isso aconteça, basta que você esteja atento…
Observe, vigie e ore!
E desta forma você será feliz!

Nenhum comentário: