sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), assinou, nesta quinta-feira (01/11), um contrato de convênio entre a Escola do Legislativo do Estado (Elerj) e a Associação dos Defensores Públicos do Rio (Adperj).

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO FIRMA CONVÊNIO COM DEFENSORIA PARA PALESTRAS
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), assinou, nesta quinta-feira (01/11), um contrato de convênio entre a Escola do Legislativo do Estado (Elerj) e a Associação dos Defensores Públicos do Rio (Adperj). O acordo pretende aproximar as duas instituições e, através de cursos oferecidos pela Elerj, esclarecer o papel da Defensoria Pública para os cidadãos. “Somos instituições que trabalham em comum acordo e com o objetivo de atender a população. O Legislativo é o poder que está mais perto do povo, e a Defensoria é a voz daqueles que não têm oportunidades, não têm condições, é uma das instituições mais democráticas. Esse convênio só vem a acrescentar”, garantiu o parlamentar.
Coordenador-geral da Elerj, o deputado Gilberto Palmares (PT) lembrou que a escola tem trabalhado para realizar parcerias com todas as escolas de Governo. “Já fizemos esses convênios com a Escola do Tribunal de Contas, com a Escola da Magistratura (Emerj) e, agora mais um passo firmado com essa parceria com a Associação dos Defensores Públicos”, enumerou. De acordo com Palmares, a Elerj tem o maior polo de Pré-Vestibular Social (PVS) do estado, com mais de 300 alunos oriundos de famílias de menor poder aquisitivo.
“A presença dos defensores públicos vai ajudar muito a elevar o saber e aprimorar o conhecimento dos alunos. A Defensoria fará uma palestra para os alunos do PVS sobre o seu papel e para lembrar que a instituição, além de questões de interesse individual, também atende questões de interesse coletivo. Temos recebido muitas denúncias de pessoas que têm os seus direitos de usuário desrespeitados pelas empresas de transportes. Pretendemos fazer um seminário para ver qual é o papel da Defensoria nessa área”, adiantou o petista.
A diretora-presidente da Adperj, Maria Leonor Fragoso Carreira, afirmou que sempre foi de interesse da associação firmar um convênio assim. “O defensor público pode ajudar para diminuir a demanda do Judiciário e dar uma resposta mais rápida através da solução dos problemas. Vai ser muito positivo trazer essas práticas para a Elerj e contar com a ajuda da Assembleia Legislativa, para que os cidadãos tenham conhecimento dos seus direitos e de como podem procurar a nossa instituição e resolver as questões judiciais sem levar muitos anos”, assegurou.

Nenhum comentário: