sábado, 10 de novembro de 2012

Ministério quer testar 500 mil pessoas contra o vírus da Aids,Estima-se que 250 mil brasileiros têm o HIV

 Nos dez dias que antecedem o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, o governo federal pretende mobilizar Estados e municípios para uma grande campanha de testagem de HIV, sífilis e hepatites virais. A expectativa é realizar 500 mil testes entre 22 de novembro e 1º de dezembro na mobilização, tida pelo Ministério da Saúde como inédita pela extensão da campanha.
Hoje, estima-se que 250 mil brasileiros têm HIV e não estão diagnosticados. Outras 250 mil pessoas estão em tratamento contra a doença.
O teste é feito com uma única gota de sangue, e o resultado sai em meia hora, de forma sigilosa. Se der positivo, a pessoa recebe aconselhamento médico.
Entre 2005 e 2011, o número de exames rápidos feitos no país aumentou de 528 mil para 2,3 milhões, pelo programa Fique Sabendo.
Epidemia concentrada. O diretor do departamento de DST do ministério, Dirceu Greco, classifica a Aids no Brasil como uma "epidemia concentrada e heterogênea". A prevalência da Aids chega a 10,5% no grupo de homens que fazem sexo com homens e a 14% entre as travestis. Na população geral de 15 a 49 anos, está em 0,6%; entre profissionais do sexo, em 5%; e, entre usuários de drogas, em 5,9%.
"A prioridade é o diagnóstico precoce. Cerca de 30% dos que chegam ao tratamento, no Brasil e em outros países, chegam em estágio moderado ou grave", disse Greco.

Nenhum comentário: