sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A população de Nova York está preocupada com uma possível invasão em massa de ratos pela cidade após a passagem do furacão Sandy

 Alimentado pelos rumores de um possível "ratoapocalipse", principalmente em decorrência do alagamento de estações de metrô e rede de esgoto, o assuntou ganhou repercussão nas redes sociais e virou notícia nos principais veículos da imprensa norte-americana.

Com o "submundo" novaiorquino inundado, os ratos tendem a subir à superfície a procura de novos lares e comida. Especialistas ouvidos pela BBC Brasil afirmaram que, mesmo sendo díficil prever o que aconteceu com os milhares de roedores que habitam os subterrâneos da cidade, a hipótese de uma invasão em massa de ratos não está completamente descartada.

"É impossível quantificar se Nova York enfrentará uma infestação de ratos após a passagem do Sandy, mas acredito que isso seja uma possibilidade real", afirmou à BBC Brasil Richard Ostfeld, ecologista do Cary Institute of Ecosystem Studies, na Califórnia.

Segundo Ostfeld, já houve situações semelhantes de dispersão de ratos após inundações causadas por grandes tempestades.

"Um caso recente aconteceu nas Filipinas. Frequentemente, essas invasões provocam problemas mais sérios, como surtos de doenças transmitidas por esses roedores, como a leptospirose, que ocorre quando o homem tem contato com a urina desse animal. No país asiático, por exemplo, o número de pessoas infectadas pela enfermidade dobrou nos últimos anos", acrescentou.

Os especialistas também afirmam a probabilidade grande de que muitos ratos tenham morrido, principalmente os filhotes e os mais velhos. Mas que certamente milhares deles conseguiram escapar e aguardam as águas baixarem.

Ainda de acordo com a BBC, em entrevista à imprensa americana, Sam Miller, porta-voz do Departamento de Saúde e Sanidade Mental de Nova York, assegurou que a cidade não registrou "um aumento de ratos na superfície causado pelo furacão Sandy".

Nenhum comentário: