sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Parceria entre os profissionais e aPrefeitura trará benefícios para o meio ambiente, o trânsito, o trabalho e a renda dos trabalhadores

Uma parceria entre aPrefeitura de Rio das Ostras e carroceiros vai formalizar a atuação dessestrabalhadores no município.  O objetivo édiminuir o risco de acidentes ocasionados pelo tráfego desse meio de transportee por animais soltos em vias públicas, além de reduzir o descarte de lixo emlocais indevidos e fortalecer o trabalho do segmento. Na última terça-feira,dia 31, os profissionais se reuniram no Parque dos Pássaros para definir com aAdministração Pública alguns critérios de atuação. Participaram da reuniãorepresentantes da Procuradoria Geral do Município e das secretarias de Meio Ambiente,Agricultura e Pesca, Ordem Pública e Controle Urbano e Bem-Estar Social. Naoportunidade, ficaram acordados diversos benefícios, entre eles que as carroçasreceberão identificação e os animais terão tratamento médico veterináriogratuitamente pela Prefeitura. Os cavalos receberão vacinas e remédios.
Segundo o secretário de MeioAmbiente, Ivan Noé Antunes, a aproximação do Poder Público com os carroceiros tambémvai garantir que o descarte de restos de materiais de obras seja feito emlocais devidamente sinalizados pela Secretaria, responsável pela limpeza urbanado município.
Rio das Ostras tem cerca de45 carroceiros que atuam em quatro localidades, realizando pequenos fretes .Entre os mais comuns está o transporte de restos de obras, que em grande parte édescartado em locais indevidos, próximos a corpos hídricos e em terrenospúblicos, mesmo a Prefeitura dispondo de um serviço de recolhimento gratuito deentulhos e materiais inservíveis, como móveis, eletrodomésticos e eletrônicossem utilidade.
Para o secretário de OrdemPública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto, o cadastramento vai facilitaro diálogo entre a Guarda Municipal e os carroceiros, além de diminuir o númerode animais soltos em vias públicas. O objetivo é que eles cumpram a legislaçãode trânsito, evitando os riscos de acidentes. “As ações previstas na legislação Municipal e no Códigode Trânsito Brasileiro serão reforçadas aos trabalhadores, que, com melhor noçãode trânsito, conduzirão suas carroças com mais segurança”.
Quanto à parceria com aSecretaria de Bem-Estar Social, a secretária Márcia Almeida explica que aintenção é oferecer assistência às famílias dos carroceiros e ainda divulgar,pelo Banco de Empregos do município, os serviços prestados por essesprofissionais, fortalecendo o seu trabalho.  

Nenhum comentário: