sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Centro de Programa da Saúde daCriança, da Prefeitura de Rio das Ostras, abre nesta segunda-feira, dia 6, ascomemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno. Durante toda a semanahaverá palestras com a equipe multidisciplinar nas unidades de saúde domunicípio, visando incentivar as mães a amamentarem seus filhos pelo menos nosseis primeiros meses de vida.

Durante toda a semanahaverá palestras com a equipe multidisciplinar nas unidades de saúde domunicípio, visando incentivar as mães a amamentarem seus filhos pelo menos nosseis primeiros meses de vida. A coordenadora do Programa Saúdeda Criança, a enfermeira Ludmila Lima, destacou que abrindo as comemorações serãoimplantados no Centro de Saúde da Nova Cidade, os programas Grupo deAcolhimento Mamãe-Bebê e Rastreamento Neo Natal (Teste do Pezinho), descentralizandoo atendimento, que até então tinha como único ponto o Centro de Saúde, doBosque.
A moradora Daisa Jesus Cassais,34 anos, é uma das mães que sabe da importância de amamentar seu filho com oleite materno. Ela é uma das mulheres que participam do Programa da Saúde daCriança, desde o pré natal e há 17 dias teve a pequena Milena, que mama edorme. “ A minha outra filha Francine, 3 anos, mamou até os dois anos de idadee sempre foi uma criança saudável, e espero que a irmã Milena siga o mesmocaminho”.
A Campanha que já acontece nopaís há 20 anos e, este ano terá como tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”. O evento segundo dados da Organização Mundial da Saúde(OMS) acontece em 170 países. Pesquisas revelam que oaleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido os nutrientesnecessários. A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite maternoaté os 6 primeiros meses de vida  e,depois disso, ele seja associado a outros alimentos até que a criança complete2 anos ou mais, comentou Ludmila Lima.
A campanha também que o caráterde resgatar esse papel da mulher, que é amamentar seu filho, eliminando essa ideia,que amamentar vai deformar o corpo da mulher. “ Pelo contrário ajuda na perdade peso mais rapidamente após o parto e auxilia o útero a recuperar seu tamanhonormal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Para os bebês, funcionacomo uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecçõesrespiratórias, destacou a enfermeira.
Confira a Programação:

Dia 6
8h - C.S. Nova Cidade
8h - P.S. Cidade Praiana
14h - P.S.F. Âncora

Dia 7
14h - P.S.F. Mar do Norte

Dia 8
8h - NASA/P.S.F. Âncora
8h - C.S. Rio das Ostras Extensão do Bosque
9h - P.S. Jardim Mariléa
14 h - P.S. Boca da Barra
14h - Casa da Mulher- Centro

Dia 9
 14h - P.S.Operário
14h - P.S.F. Cantagalo

Dia 10
8h - P.S. Recanto
14h - P.S. F. Rocha Leão

Nenhum comentário: