domingo, 29 de abril de 2012

CAMPANHA– As ações especiais da Secretaria de Saúde para controle da hipertensãocontinuam no dia 2 de maio. Neste dia, a campanha acontece nos postos de saúdedo Âncora, Rocha Leão,Cantagalo e Mar do Norte.

Dia 27,equipes de Saúde estarão em diferentes pontos da cidade, aferindo pressão eorientando a população

         Segundo dados do Ministério da Saúde,pelo menos 30% da população brasileira sofre de hipertensão; doença séria, queleva ao infarto e outras complicações. Atenta a essa realidade, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promovea Campanha de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, a partir da próximasexta-feira, 27 de abril, de 9h às 16h. Nesta data, equipes de saúde vãoatender a população em três tendas espalhadas pela cidade, na Rua Bangu e naPraça José Pereira Câmara, no Centro, e na Rua Santa Catarina, em CidadePraiana.
         A iniciativa marca o Dia Nacional dePrevenção à Hipertensão Arterial, 26 de abril, e chama a atenção para anecessidade de realizar um acompanhamento de saúde periódico para identificar econtrolar a doença, quando necessário.
         Nas tendas montadas pela cidade,equipes multidisciplinares de saúde, com médico, enfermeiro e nutricionista,irão aferir a pressão arterial da população, realizar teste de glicemia,oferecer orientação nutricional e verificar o Índice de Massa Corpórea – IMC.Agentes comunitários de saúde também vão distribuir material informativo àcomunidade.
         Segundo a coordenadora do ProgramaMunicipal de controle da Hipertensão e Diabetes - Hiperdia, Cristiane Grion, osprofissionais esperam identificar os casos de hipertensão e encaminhá-los, apartir do agendamento de consultas, para as unidades básicas de saúde. Caso apessoa atendida apresente pressão arterial muito acima da normalidade, estapoderá ser imediatamente encaminhada ao Pronto-Socorro.
         “Este ano a nossa campanha tem comofoco especial as mulheres. De acordo com os números do Hiperdia, em Rio dasOstras, cerca de 64% dos participantes do Programa são do sexo feminino”,explica Cristiane Grion. No entanto, os homens também devem permanecer atentose se engajar na campanha.
         CAMPANHA– As ações especiais da Secretaria de Saúde para controle da hipertensãocontinuam no dia 2 de maio. Neste dia, a campanha acontece nos postos de saúdedo Âncora, Rocha Leão,Cantagalo e Mar do Norte.

Nenhum comentário: