quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Após crise no governo, premier da Grécia pode desistir da proposta do referendo

O premier da Grécia, Georges Papandreou, afirmou nesta quinta-feira (03) que pode retirar sua proposta de referendo para definir o apoio do país ao plano de resgate sugerido pela União Europeia. A informação foi divulgada por meio de comunicado do gabinete do Primeiro-Ministro, que reafirmou também a disposição de Papandreou para dialogar com a oposição e solucionar a crise política do país.

O chefe do governo grego está envolvido em uma série de negociações para evitar o colapso em seu gabinete. A proposta do referendo desagradou não só os partidos de oposição, mas também do próprio partido governista. Os líderes de outros países europeus também manifestaram contrariedade quanto à proposta, principalmente durante a reunião do G20, em Cannes, na França. O resultado do referendo poderia levar à saída da Grécia da zona do Euro.
Na manhã desta quinta, agências de notícias chegaram a afirmar que Papandreou estava preparando sua renúncia e que as negociações para um novo governo de união nacional estavam em andamento. Em seguida, a emissora de televisão estatal grega desmentiu os boatos de renúncia. O premier teria reafirmado ao governo, durante uma reunião emergencial de gabinete, que não pretende deixar o posto.

Nenhum comentário: