terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prefeitura convoca últimos classificados em concurso para a Guarda Municipal de Rio das Ostras

Em aproximadamente dois meses, os últimos guardas municipais classificados no 5º concurso público estarão atuando nas ruas e na proteção aos próprios públicos de Rio das Ostras. Isso porque esta semana eles começaram a participar do curso de formação, ministrado pelos inspetores da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, pré-requisito para o ingresso no trabalho. Essa é a oitava turma que se formará. A Secretaria prevê também a formação da última turma de fiscais de transporte, com a convocação de 25 concursados para essa área.


Luiz Carlos Iorio mora em Rio das Ostras desde 2008, apesar de antes de ser convocado pelo concurso da Prefeitura, trabalhar como guarda municipal em um município vizinho. Ele e a esposa vieram da capital em busca de qualidade de vida e segurança, na expectativa de atuarem como servidores públicos. O resultado é que ambos foram classificados e já fazem parte do quadro da Prefeitura. “Optamos por Rio das Ostras por todos esses benefícios que a cidade oferece e também porque como guarda municipal posso ter mais flexibilidade de horário, além de estar mais próximo de me dedicar à gestão pública municipal, área que tenho muito interesse”, destacou Luiz Carlos, que é Bacharel em Direito e está fazendo pós-graduação em gestão pública municipal.

Entre aulas teóricas e práticas, os concursados estão tendo noções de Direito, de primeiros-socorros e treinamento contra incêndio. Estudam também o Código de Trânsito Brasileiro, português, técnicas de defesa pessoal, segurança de prédios públicos, entre outros temas.

O secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, ressalta que o objetivo do treinamento é qualificar o profissional para que ele ofereça um atendimento cada vez melhor para a população e visitantes. Sérgio Pinto lembra que a Administração Pública instituiu o curso de formação para guardas municipais a partir do último concurso da Prefeitura.

No edital foram disponibilizadas 200 vagas para guardas municipais e 72 para fiscais de transporte, mas o número de convocados foi excedente, tendo em vista a necessidade de atender as demandas decorrentes do crescimento de Rio das Ostras. A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, convocou 254 guardas e 95 fiscais. Atualmente, 471 servidores guardas integram o efetivo municipal.

Nenhum comentário: