Pela primeira vez, cientistas conseguiram estabelecer uma causa genética para a depressão, limitando a doença a um cromossomo específico. A descoberta foi feita por uma equipe internacional de pesquisadores liderados pelo King's College London, na Inglaterra, que estudou 800 famílias onde dois ou mais membros sofreram de depressão severa. Eles descobriram uma clara evidência de que o cromossomo 3p25-26 está fortemente relacionado com o distúrbio.
O ensaio está publicado na Revista Americana de Psiquiatria e foi reportado pelo "Independent".
Este é um primeiro passo, mas um grande passo - disse o professor Lefkos Middleton, um dos pesquisadores. - A próxima etapa será encontrar o gene ou genes responsáveis, entender seu papel e função e se remédios podem ser usados para corrigir isso.
Gerome Breen, que coordenou o estudo completou:
Essas descobertas são realmente animadoras, já que é a primeira vez que encontramos um locus genético para a depressão.
É provável que a região do cromossomo identificado tenha contribuído "apenas com uma porcentagem pequena" para o risco de desenvolver a doença. Mas a descoberta é importante porque pode conduzir a novas regiões genéticas que poderiam desvendar os segredos da depressão, que está prevista para se tornar o transtorno a atingir o maior número de pessoas no mundo até 2020.
Le
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário