Durante a reunião foram eleitos o relator do grupo, deputado Gustavo Tutuca (PSB), e sua vice-presidente, deputada Myrian Rios (PDT). A primeira reunião da comissão, que conta ainda com os deputados Rafael do Gordo (PSB) e
Samuquinha (PR), acontecerá na quinta-feira (24/03), às 11h.
“Nesta ocasião, faremos um roteiro dos trabalhos a serem desenvolvidos”, adiantou o presidente da CPI, deputado Rafael Picciani (PMDB).
Durante a reunião de instalação foi exposto um levantamento sobre o tema, feito a partir de notícias veiculadas na imprensa, e cada um dos deputados deu sua visão sobre o crime. “É uma situação em que absolutamente todos os envolvidos perdem. O empresário e produtor, pois mascaram seu ingresso, aumentando o preço, o que retira do processo a capacidade de planejamento. Perdem os alunos, que já têm esse direito adquirido e hoje perdem pagando um valor ‘mascarado’, que na realidade é o valor integral e não a meia entrada, e perde a população em geral, porque a pessoa de bem que não recorre ao documento falso paga um preço abusivo em relação ao que seria uma entrada justa”, argumentou Tutuca.
“Esse crime tira de muitas pessoas o acesso à cultura, ao onerar o custo das produções”, concordou Rafael do Gordo.
A deputada Myrian Rios, que é atriz e já produziu peças infantis, admitiu conhecer as dificuldades pelas quais passam os dois lados: o de quem promove os espetáculos e o do público. “Pagam todos. Sofrem os que tentam fazer montagens e se veem impedidos, pela redução da bilheteria, e perde o público, já que os custos são todos repassados para o ingresso”, contou ela, que também narrou uma situação vivida com os dois filhos estudantes.“Comprei ingressos pela internet para irmos ao cinema e comprei meia-entrada para eles. Levei a carteira de estudantes da escola e fui barrada sob alegação de que tínhamos que levar boletos pagos. Precisamos procurar uma maneira de unificar as regras, ao mesmo tempo em que combatemos as carteiras falsas”, sugeriu.
![]() |
Deputado Rafael Picciani (PMDB). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário