quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mais unidades passam a realizar o eletrocardiograma, em equipamentos de última geração em Rio das Ostras

Rio das Ostras intensifica diagnóstico de doenças cardíacas
Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil. Atenta a essa realidade, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras está ampliando o acesso ao exame de eletrocardiograma, fundamental para o diagnóstico das cardiopatias, como arritmia e infarto. A Prefeitura promoveu um curso de qualificação do corpo técnico e agora passa a oferecer o exame em cinco unidades básicas de saúde, além do Pronto-Socorro e do Hospital Municipal.


Sérgio Manhães, secretário de Saúde do município, diz que a descentralização dos serviços e o investimento tecnológico fazem parte das ações de melhoria da rede municipal. “Estamos colocando à disposição da população aparelhos mais modernos, facilitando o acesso da comunidade ao exame e qualificando nosso corpo técnico, com o principal objetivo de melhorar as condições de saúde das pessoas”, explicou o secretário.
Dinorah Costa, de 79 anos, realiza periodicamente exame de eletrocardiograma no Posto de Saúde do Ancora

Segundo a coordenadora de enfermagem da Secretaria, Cristiane Grion, a qualificação vai possibilitar aos profissionais de enfermagem realizar o eletrocardiograma em suas unidades. O exame era oferecido exclusivamente no Centro de Saúde da Extensão do Bosque e, agora, passa a ser realizado também nos postos de Cidade Praiana, Rocha Leão, Praia Âncora, e Nova Cidade.

“A Prefeitura está ampliando o acesso ao eletrocardiograma, exame essencial para o diagnóstico de doenças cardíacas e acompanhamento de saúde”, explica Cristiane Grion.

MAIOR PRECISÃO – a Secretaria de Saúde adquiriu eletrocardiógrafos digitais. Os novos aparelhos propiciam resultados mais fidedignos e têm redução de interferências, comuns nos aparelhos tradicionais.

Com a inovação tecnológica, os dados dos pacientes ficam armazenados em um sistema, o que minimiza a possibilidade de perda dessas informações. No cadastro estão, além do registro gráfico do comportamento do coração, informações como peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência abdominal e pressão arterial – dados que possibilitam o cálculo do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.


No eletrocardiograma digital os dados do paciente ficam armazenados em cadastro no computador
PREVENÇÃO – O exame também é utilizado no controle e prevenção de doenças cardíacas. O aposentado Dinorah Costa, de 79 anos, participa do Programa de Saúde do Idoso e realiza periodicamente o eletrocardiograma. “É muito bom a Prefeitura investir em aparelhos mais modernos, é um progresso” opinou o morador do Praia Âncora. Ele faz questão de destacar que é muito bem tratado pela equipe do posto de saúde local. “Além de um atendimento de qualidade, somos recebidos com muito carinho”, completou.

Técnica Claudia Correa e enfermeira Cristiane Grion realizam eletrocardiograma

Nenhum comentário: