Arqueológico Sambaqui da Tarioba, um dos maiores patrimônios históricos do Município, e recebe apoio técnico do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB.
O trabalho do técnico em arqueologia Juber de Decco e da museóloga Denise Chamum consiste na retirada das ossadas da escavação que fica próxima à rampa de saída, antes do início da obra, para tratamento e restauro em laboratório.
A revitalização tem como prioridades instalar aparelhos de ar condicionado no interior do Museu, refazer a setorização das camadas estratigráficas(faixas de terra que demonstram os diversos períodos de ocupação),higienizar e restaurar o material acondicionado em vitrines além de aplicar novo design aos painéis indicativos do material que fica exposto.
Com a retirada dos enterramentos adulto e infantil, cujo trabalho teve início na segunda semana do mês de janeiro, foi encontrada uma ponta de flecha de quartzo sob o crânio da criança a qual será avaliada pelo IAB e futuramente também colocada em exposição no próprio museu.
Segundo a Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura o Museu de Sítio Arqueológico tem grande importância para a comunidade científica brasileira e do exterior.
Um pequeno exemplo disso é um programa de estudos que foi realizado pela Universidade Federal Fluminense sobre conchas em todo litoral fluminense. Desse estudo surgiu o interesse de uma bióloga em se aprofundar na espécie tarioba, encontrada em Rio das Ostras e que deu origem ao nome do Sítio Arqueológico, por ocasião de seu registro em 1967.
As obras de revitalização e otimização do espaço físico do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba estão previstas para terem início no mês de março. O Museu fica localizado no quintal da Casa da Cultura Bento Costa Júnior ao lado da Praça São Pedro, no Centro de Rio das Ostras.
Local do enterramento após retirada de parte das ossadas |
Ossadas retiradas para higienização e tratamento |
Técnico do IAB retirando as ossadas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário