terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Rio das Ostras se antecipa a Projeto de Lei que torna obrigatório o uso de protetor solar

Guardas municipais recebem gratuitamente o filtro para trabalhar

Na última semana, os deputados federais votaram o Projeto de Lei que torna obrigatório o fornecimento de protetor solar aos empregados que trabalham a céu aberto. Depois de passar pelo Senado, os parlamentares esperam que a obrigatoriedade se estenda à distribuição do filtro pelo Sistema Único de Saúde. O objetivo é reduzir a incidência de câncer de pele entre trabalhadores nos casos em que a sua exposição ao sol é obrigatória. Mesmo antes de se tornar Lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, há alguns anos a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano já adotou o procedimento. Todos os guardas municipais da Prefeitura de Rio das Ostras, em especial os que atuam como guarda-vidas, têm à disposição o produto.


O secretário, Coronel Sérgio Pinto, declara que os trabalhadores são a base da Administração Municipal e que por isso a Prefeitura investe em melhorias nas condições de trabalho e proteção à saúde desses servidores.

Sérgio Pinto disse ainda que a aquisição de protetor solar já faz parte da rotina administrativa da Secretaria de Ordem Pública. “O filtro solar é um produto tão importante como a água, os equipamentos e as fardas para a atuação da guarda municipal”, complementou.

Somente no ano passado foram utilizados 300 tubos de protetor solar pela corporação.

Evandro da Silva atua no trânsito e elogia a iniciativa do Poder Público. “Acho muito bom a Prefeitura se preocupar com o nosso bem-estar. Tendo mais saúde, temos mais disposição para o trabalho”, avalia, dizendo que usa protetor três vezes por dia.

O servidor Márcio Mansur trabalha como guarda-vida há oito anos. Ele conta que antes ele comprava filtro solar, já que sua profissão obrigatoriamente exige o uso. Depois que a Prefeitura passou a disponibilizar, conseguiu fazer “uma boa economia”, uma vez que utiliza o produto a cada duas horas. “Com essa simples ação a Prefeitura mostra que se preocupa e que valoriza os funcionários”, declarou.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele é o mais comum no Brasil. A dermatologista Isabelle Martinelli informa que existem três tipos, sendo o mais frequente, o carcinoma basocelular, mais comum em idosos e o mais grave, o melanoma, mais comum em jovens. A médica explica que a doença pode ser evitada. Segundo ela, as pessoas precisam se proteger não apenas quando vão à praia ou à piscina, mas no dia-a-dia, principalmente quando trabalham expostas ao sol. “É importante passar o filtro 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada três horas para reforçar a proteção”, frisou Isabelle.

A dermatologista Isabelle dá dicas de como o câncer de pele pode ser evitado

O secretário de Ordem Pública diz que a aquisição do protetor solar é tão importante quanto a aquisição de outros produtos para o trabalho da Guarda Municipal

Mansur (E) fez economia em seu orçamento depois que deixou de comprar o filtro solar e passou a receber gratuitamente da Prefeitura.

Um comentário:

Du Mattu disse...

Esse benefício tem que se estendido a todas as catgoria que têm pelo menos uma hora diária de exposição direto ao Sol, como é o caso dos fiscais municipais, dos supervisores de serviços públicos, dos topógrafos, além disso a prefeitura tem que obrigar que as empresas terceirizadas concedam o benefício aos seus trabalhadores, sem custos adicionais ao erário, como varredores, coletores de livo, jardineiros, entre outros. Sobre a GM ter gasto 300 tubos de filtro ano passado, isso demonstra que boa parte do efetivo não teve acesso ao bloquedor solar sempre que precisou, pois 300 tubos dá menos de um tubo por guarda/ano,considerando que há mais q 300 guardas. Essa é uma reeivindicação antiga dos trabalhadores da PMRO. Espero que seja cumprida. Que a medicina do trabalho e o Sindicato fiscalizem isso e que os gestores municipais tenham sensibilidade da importância. Anualmente, milhares de pessoas morrem em decorr~encia do câncer de pele no Brasil.É dos cânceres que mais matam. Ao chegarmos em casa e tirarmo a camisa após um dia ensolarado de trabalho, nos damos conta de o quanto fomos queimados pelo Sol, ficando com os braços, pescoço e rosto morenos e o resto do corpo mais barnco.