quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Defesa Civil de Arraial do Cabo está em alerta.Chuva não dá trégua na região.




 Desde dezembro de 2010 diversas cidades da Região dos Lagos e interior do Estado estão sofrendo com as fortes chuvas. Por isso, a Defesa Civil de Arraial do Cabo está em alerta, uma vez que diversas comunidades sofrem com problemas de encostas.


Para evitar maiores problemas, a Defesa Civil do município, através do Coordenador Marcelo Fernandes, realizou em 2009, um mapeamento das áreas de risco para detectar onde ocorrem deslizamentos de terras, pedras e desmoronamentos e foi constatado que o perigo está nas encostas do Morro da Cabocla (Rua Ipanema), Pontal do Atalaia, Prainha (canto direito), além do Morro da Boa Vista.

Através desse mapeamento, a Secretaria de Obras elaborou um projeto para realização de obras nas encostas. A primeira que já foi entregue à população foi a construção de um muro de contenção na entrada da cidade. Segundo o secretário da pasta, Reginaldo Mendes, a obra foi de extrema importância uma vez que atingia a comunidade local, impossibilitando a passagem de pedestres na entrada da cidade.

- Quando decidimos fazer a contenção pensamos nas diversas famílias que residem naquela parte do morro da Boa Vista. São várias famílias que há anos estavam correndo risco de morte uma vez que toda a área já estava condenada e prestes a desabar – explicou o secretário. Reginaldo destacou ainda que a construção é importante não só para quem mora ali, mas também para diversas pessoas que circulam naquela região.

Além da preocupação com a segurança das pessoas, a Secretaria procurou melhorar a entrada da cidade. Foram colocadas pedras decorativas, iluminação e paisagismo. Paralelo a esta obra, outras obras em encostas estão sendo realizadas. No Morro da Cabocla, por exemplo, uma pedra de mais de 5 toneladas que ameaçava cerca de 50 famílias, foi destruída e uma nova casa será construída e doada a moradora. Além dessas obras, já estão sendo realizadas 32 intervenções nas encostas com a construção de Muro de Arrimo.

No bairro Castelinho, onde ocorrem inundações sempre que chove forte, a Secretaria de Obras está fazendo a reurbanização, pavimentação, paisagismo e manilhamento de 29 ruas, com rede separativa de esgoto e água pluvial.

- Mesmo com essas chuvas não tivemos nenhuma ligação emergencial, até porque este mapeamento facilitou e muito o nosso trabalho. Estamos em alerta e pedimos sempre que para qualquer emergência o morador da cidade ligue para 199 e prontamente iremos atender a solicitação – concluiu o Coordenador da Defesa Civil.



Nenhum comentário: