sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A utilização de novo cadastro do Bolsa Família, deixa Rio das Ostras como a pioneira.

Município foi um dos oito escolhidos pelo Governo Federal para testar a versão 7.0 do Cadastro Único

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome escolheu Rio das Ostras como um dos oito municípios, entre os 5.561 do País, para utilizar o novo sistema de cadastramento de programas sociais do governo federal, dentre eles, o Bolsa Família. A cidade foi escolhida por seu perfil de desenvolvimento tecnológico e pelo compromisso da Administração Municipal em contribuir para a concretização do projeto.

O Cadastro Único identifica famílias de baixa renda e reúne dados que vão direcionar as políticas sociais do município e Governo Federal. A nova versão do cadastro foi lançada no último dia 7, em Brasília, durante as comemorações dos sete anos do Programa, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente eleita Dilma Rousseff, da Ministra da pasta, Márcia Helena Carvalho, e da secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Márcia Almeida, além de outras autoridades.

Em Rio das Ostras, cabe à Secretaria de Bem-Estar Social cadastrar os moradores em projetos sociais do governo federal como o Programa Bolsa Família.

“Ficamos satisfeitos com o reconhecimento do Governo Federal do nosso município como um parceiro efetivo na consolidação das políticas sociais voltadas para as famílias de baixa renda. O levantamento desses dados vai contribuir tanto para que programas federais alcancem seus objetivos, quanto para a eficiência das ações da Prefeitura”, disse a secretária Márcia Almeida.

MAIS PARCERIAS - A secretária ressaltou também a importância de participar do desenvolvimento da nova tecnologia. “Conseguimos sair na frente. Apenas oito municípios começaram a implantação e fazer parte do que há de mais moderno em tecnologia é essencial para melhorar nossos serviços”, completou. Márcia Almeida colocou o Sistema de Avaliação de Ensino de Rio das Ostras, com eficácia comprovada, à disposição do Governo Federal, que busca instrumentos de avaliação dos estudantes beneficiados pelo Bolsa Família.

Durante seu pronunciamento, o gerente operacional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Augusto da Silva, agradeceu a parceria na implantação do sistema. “Rio das Ostras e os outros sete municípios estão de parabéns por acreditarem no trabalho que desenvolvemos. Agradeço esta confiança e o apoio que nos foi dado”.

NOVO SISTEMA – O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Essas informações possibilitam o reconhecimento da realidade socioeconômica da cidade.

A nova versão, chamada de V7, traz aprimoramentos que permitem caracterizar melhor as famílias, identificando situações de vulnerabilidade, como moradores de rua e crianças submetidas a trabalho infantil. Também permitirá a inserção de dados mais qualificados sobre domicílios e necessidades de pessoas com deficiência.

No novo projeto, a cidade está ao lado de capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba. Também foram escolhidos os municípios de Piraí (RJ) e Nova Lima (MG).

BOLSA FAMÍLIA – Voltado para a redução da pobreza e fomento ao desenvolvimento, o programa completou sete anos em outubro deste ano, somando investimentos que chegam a R$ 60,2 bilhões. O benefício médio do Bolsa Família, significa um acréscimo, em média, de 47% na renda das 50 milhões de pessoas atendidas em todos o Brasil.

Nenhum comentário: