terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ARRAIAL DO CABO

Educação Ambiental no Farol Velho de Arraial do Cabo


A Secretaria do Ambiente de Arraial do Cabo, através do Departamento de Qualidade Ambiental, realizou no domingo (12/12) uma atividade de Educação Ambiental no Farol Velho em parceria com os professores e alunos da Escola Municipal Francisco Luis Sobrinho, do Distrito de Monte Alto. Durante a caminhada foram passadas informações ambientais sobre as características da fauna, flora, do ecossistema e a importância do Farol Velho para auxílio à navegação nos séculos passados.


De acordo com Marlon de Souza, chefe do Departamento de Qualidade Ambiental, a fauna e a flora do Farol Velho têm características de Mata Atlântica com algumas incidências de vegetação de restinga, como bromélias, clúsias, ipê roxo e amarelo, cactos, etc. E a fauna é basicamente composta de répteis, gavião, pacas, pássaros (tié sangue, saíra, entre outros).

– A área do Farol Velho está bem preservada, e mantê-la assim, é importante para o equilíbrio do ecossistema - explicou Marlon.

O Farol Velho de Arraial do Cabo foi construído pelo governo imperial em 1833 devido a sua posição estratégica e às condições adversas que ocasionaram muitos naufrágios no local. É localizado na Ilha do Farol com 390 metros de altitude no ponto norte. Esta ilha abriga a enseada do Maramutá, onde ocorre o desembarque e a subida da trilha com alguns resquícios de escadaria que dão acesso as Ruínas da Casa do Faroleiro.

– Essa história é talvez um dos mais valiosos temas em educação ambiental de vertente emancipatória existente na região. Uma verdadeira lição da necessidade de se conhecer e se respeitar processos ambientais e saberes tradicionais, de forma crítica e sistêmica quando da elaboração e implementação de obras e intervenções humanas no meio ambiente – concluiu Marlon




Nenhum comentário: