IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS SOCORROS
PRIMEIROS SOCORROS - Nessa seção você acompanha algumas dicas essenciais em primeiros socorros, que podem salvar a vida de um paciente em caso de emergência. Confira!
A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico.
Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.
Conceitos preliminares de Socorro de Emergência
Deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando socorro.
Qualquer pessoa que deixe de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, estará cometendo o crime de omissão de socorro, mesmo que não seja a causadora do evento. A omissão de socorro e a falta de atendimento de primeiros socorros eficiente são os principais motivos de mortes e danos irreversíveis nas vítimas de acidentes de trânsito.
Os momentos após um acidente, principalmente as duas primeiras horas são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas feridas.
Todos os seres humanos são possuidores de um forte espírito de solidariedade e é este sentimento que nos impulsiona para tentar ajudar as pessoas em dificuldades. Nestes trágicos momentos, após os acidentes, muitas vezes entre a vida e a morte, as vítimas são totalmente dependentes do auxílio de terceiros. Acontece que somente o espírito de solidariedade não basta. Para que possamos prestar um socorro de emergência correto e eficiente, precisamos dominar as técnicas de primeiros socorros. Algumas pessoas pensam que na hora de emergência não terão coragem ou habilidade suficiente, mas isso não deve ser motivo para deixar de aprender as técnicas, porque nunca sabemos quando teremos que utilizá-las.
Algumas definições:
O que são primeiros socorros? Como o próprio nome sugere, são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva.
Socorrista É como chamamos o profissional em atendimento de emergência. Portanto, uma pessoa que possui apenas o curso básico de Primeiros Socorros não deve ser chamado de Socorrista e sim de atendente de emergência. Devemos, sempre que possível, preferir o atendimento destes socorristas e paramédicos, que contam com a formação e equipamentos especiais.
Atendimento Especializado Na maioria das cidades e rodovias importantes é possível acionar o atendimento especializado, que chega ao local do acidente de trânsito em poucos minutos. Quando devemos prestar socorro? Sempre que a vítima não esteja em condições de cuidar de si própria.
PROCEDIMENTOS INICIAIS PARA ATENDER ACIDENTADOS
É bom saber que o trabalho do socorrista realizado no local do acidente antes da chegada do médico é essencial, podendo significar a diferença entre a vida e morte do paciente. Portanto a prática dos Primeiros Socorros pode, por exemplo, evitar algum tipo de hemorragia, manter a respiração, impedir que uma lesão se agrave, prevenir o estado de choque, proteger regiões do corpo que sofreram queimaduras além de ter o cuidado necessário com ossos possivelmente fraturados. O transporte da vitima é outro fator de absoluta relevância. Mas antes de iniciar o atendimento é preciso inspirar confiança e evitar o pânico diante da vítima. Após seguir todos os procedimentos iniciais, qualquer outro tipo de atendimento é responsabilidade do médico e é preciso aguardar a sua chegada.
Primeiras atitudes diante de um acidente
Geralmente os acidentes são formados de vários fatores e é comum quem os presencia, ou quem chega ao acidente logo que este aconteceu, deparar com cenas de sofrimento, nervosismo, pânico, pessoas inconscientes e outras situações que exigem providências imediatas. Quando não estivermos sozinhos, devemos pedir e aceitar a colaboração de outras pessoas, sempre se deixando liderar pela pessoa que apresentar maior conhecimento e experiência.
Se essa pessoa de maior experiência e conhecimento for você, solicite a ajuda das demais pessoas, com calma e firmeza, demonstrando a cada uma o que deve ser feito, de forma rápida e precisa. Apesar da gravidade da situação devemos agir com calma, evitando o pânico. Devemos transmitir confiança, tranqüilidade, alívio e segurança aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxílio já está a caminho. Agir rapidamente, porém dentro dos seus limites e usando os conhecimentos básicos de primeiros socorros. Às vezes, é preciso saber improvisar.
Acesse os links abaixo para detalhes sobre os primeiros socorros nas diversas situações.
PARADA RESPIRATÓRIA
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/paradarespiratoria.asp
PARADA CARDÍACA
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/parada_coracao.asp
ESTADO DE CHOQUE
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/estado_choque.asp
HEMORRAGIA
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/hemorragia.asp
LESÕES: OSSOS E ARTICULAÇÕES
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/lesoes.asp
CONTUSÕES
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/contusoes.asp
FERIMENTOS
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/ferimentos.asp
QUEIMADURAS
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/queimaduras.asp
TRANSPORTE DE ACIDENTADOS
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/transporte.asp
ATAQUE CARDÍACO
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/ataque_cardioco.asp
ENVENENAMENTO
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/envenenamento.asp
ACIDENTES TÉRMICOS
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/acidentes_termicos.asp
CORPOS ESTRANHOS
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/corpos_estranhos.asp
MORDIDAS E PICADAS DE ANIMAIS
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/mordidas_picadas.asp
CONVULSÕES
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/convulsoes.asp
ALCOOLISMO
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/alcoolismo.asp
PARTO SÚBITO
www.desvendar.com/especiais/primeirossocorros/parto_subito.asp
E ainda:
10 MANDAMENTOS DO SOCORRISTA
1. Mantenha a calma.
2. Tenha em mente a seguinte ordem de segurança quando você estiver prestando socorro: Você é a prioridade (o socorrista). Depois a sua equipe (incluindo os transeuntes). E por último e nem menos importante, a vítima. Isso parece ser contraditório a primeira vista, mas tem o intuito básico de não gerar novas vítimas.
3. Ao prestar socorro, é fundamental ligar ao atendimento pré-hospital de imediato ao chegar no local do acidente. Podemos por exemplo discar 3 números: 193 (Corpo de Bombeiros)
4. Sempre verifique se há riscos no local, para você e sua equipe, antes de agir no acidente.
5. Mantenha sempre o bom senso.
6. Mantenha o espírito de liderança, pedindo ajuda e afastando os curiosos.
7. Distribua tarefas, assim os transeuntes que poderiam atrapalhar lhe ajudarão e se sentirão mais úteis.
8. Evite manobras intempestivas (realizadas de forma imprudente, com pressa).
9. Em caso de múltiplas vítimas dê preferência àquelas que correm maior risco de vida como, por exemplo, vítimas em parada cárdio-respiratória ou que estejam sangrando muito.
10. Seja socorrista e não herói (lembre-se do 2o mandamento).
terça-feira, 1 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário