O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), acompanhou, nesta terça-feira (01/03), a cerimônia de premiação dos policiais que bateram as metas de redução de criminalidade no segundo semestre de 2010. A solenidade é resultado da terceira etapa do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que objetiva incentivar policiais em diversas áreas da capital e do Estado a reduzirem, de forma consistente, índices de violência. Para Paulo Melo, este sistema é muito eficaz para o Estado, que passa a ter mais um ganho na área da Segurança Pública, com a integração entre as polícias. “Com o intuito de alcançar as metas, as polícias Civil e Militar têm trabalhado de forma integrada a favor da população e todos acabam ganhando”, afirmou o parlamentar, ao lado do governador Sérgio Cabral.
“O Rio, que antes era olhado de forma temerosa por estrangeiros, hoje ganha olhares positivos de turistas e da própria população, por conta das ações bem sucedidas na área da segurança. Nada mais justo do que
homenagear os policiais que, cotidianamente, atuam pela paz do estado”, frisou o presidente do Legislativo fluminense. De acordo com o governador Sérgio Cabral, como um incentivo, neste primeiro semestre de 2011, a gratificação será dobrada. O prêmio mais alto, de R$ 3 mil, passará para R$ 6 mil. Em compensação, os índices de redução de crimes também serão elevados, ou seja, as ocorrências criminais deverão cair ainda mais.“Julgo um doce problema para as finanças do Estado dobrar essa premiação.
Sem dúvida, nada é mais importante do que alcançar essas metas. O padrão civilizatório se verifica com a redução das taxas de homicídios e dos demais crimes apontados nas metas”, afirmou.
O governador anunciou, ainda, que o melhor resultado entre as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) foi o da 19ª, em Copacabana, Zona Sul da capital, seguida pela 29ª AISP, em Itaperuna, Noroeste do estado,e pela 6ª, na Tijuca, Zona Norte do município do Rio. Entre as unidades especiais da Polícia Militar e da Polícia Civil, a primeira colocada foi a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), seguida do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). A Região Integrada de Segurança Pública (RISP) mais bem colocada foi a 1, que compreende os bairros do Catumbi, Cidade Nova, Estácio, Rio Comprido e Santa Teresa. Em Copacabana, o crime com maior queda no número de registros foi o roubo de rua, que caiu de 684 casos, no segundo semestre de 2009, para 367, no mesmo período de 2010 - uma queda de 46%. Na Tijuca, a redução mais significativa foi no roubo de veículos: 556 para 210, ou 62%. Em Itaperuna, um dos melhores índices de redução foi no registro de homicídios, que passou de 23, para 12 casos, uma redução de 11%.
Para o líder do Governado na Alerj, deputado André Corrêa (PPS), a integração entre as polícias é fundamental. “Este trabalho conjunto é de grande importância e podemos constatar isto através dos resultados que foram apresentados. E, mais que isto, criar metas para esta atuação, como também acontece na iniciativa privada, é uma questão muito importante porque você pode diferenciar e premiar como foi feito nesta manhã”, destacou Corrêa, que também participou da mesa na solenidade.
Ao lado dele também estavam o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, a chefe de Polícia, delegada Martha Rocha, o comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, o presidente do Instituto de Segurança Pública, Paulo Augusto Souza Teixeira, o coordenador das Centrais de Inquérito, Homero Freitas Filho, e o subsecretário de Planejamento Operacional da Secretaria de Segurança, delegado Roberto Sá.
quinta-feira, 3 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário