O deputado Sabino (PSC), durante discurso no plenário da Alerj esta semana, cobrou uma ação efetiva do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, contra a violência no interior do Estado do Rio, principalmente nesse período de carnaval, quando as cidades turísticas recebem um número elevado de visitantes.
Segundo Sabino, todas as medidas que vêm sendo tomadas para a redução do índice de criminalidade e violência na cidade do Rio de Janeiro como, por exemplo, a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) são muito bem-vindas, mas é necessário que elas se estendam até o interior.
O deputado citou como exemplo episódios recentes que demonstraram o crescimento da violência nos municípios, como o assalto praticado por oito elementos ao principal shopping de Rio das Ostras na última quarta-feira, 2, e outros furtos que aconteceram na cidade no mesmo dia. Sabino também ressaltou a estatística divulgada essa semana, pelo Mapa da Violência em 2011, onde Búzios, Cabo Frio e Paraty aparecem como as cidades mais violentas do país.
A taxa média de homicídio em Búzios foi de 87,8 para cada cem mil habitantes, no período de 2006 a 2008. Esse é o índice mais alto entre os municípios do Rio de Janeiro e o 25º maior do país. “A juventude está sendo vitimada. Por onde observamos há vítimas, homicídios, morte, existe a violência contra qual nós devemos insurgir e lutar. O interior está um caos do ponto de vista da segurança da sua população”, frisou o deputado.
Sabino apresentou outros números que indicam que a violência no interior Estado é alarmante. Segundo o deputado, há um comparativo entre a cidade do Rio de Janeiro e o interior, de dezembro de 2010, que mostra o quanto os números são altos. “A capital com sete milhões de habitantes, apresentou quantitativo de 64 homicídios culposos. No interior do Estado, com aproximadamente três milhões de moradores, foram 102 homicídios culposos.”, destacou.
O parlamentar citou dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) referentes à área de abrangência do 32º Batalhão de Polícia Militar, que inclui os municípios de Carapebus, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã e Rio das Ostras. Os dados mostram que foram praticados 145 homicídios dolosos em 2010 contra 137 em 2009; 178 tentativas de homicídio em 2010 contra 135 casos no ano anterior, que corresponde a um aumento de 40%.
“Fica demonstrado claramente que no interior do Estado os índices de violência contra a população aumentaram sensivelmente, sem a devida correspondência de ações do governo capazes de proteger a população e lhe assegurar direito à paz. Por isso estou aqui solicitando uma interferência mais eficiente da Secretaria de Segurança do Estado”, afirmou o deputado em discurso.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário