quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Prefeitura encerra Governo Itinerante em José Gonçalves com reunião comunitária

Durante o último dia de Governo Itinerante no bairro de José Gonçalves, além do atendimento promovido no local por todas as secretarias de governo e Gabinete do Prefeito, diversas atividades culturais para a população, como contação de histórias, oficinas de arte e desenho e apresentações de música, poesia e circo, à noite aconteceu reunião pública com os moradores, e a exibição do filme “Up, altas aventuras”, no cinema montado ao ar livre para a comunidade.


Com início às 18h00, a reunião pública com a comunidade marcou o ponto alto do Governo Itinerante. Com presença de todos os secretários de governo, prefeito Mirinho Braga, primeira dama Cristina Braga, vice-prefeito Alexandre Martins, presidente da Associação de Moradores, Reginaldo, conhecido como Chico, vereadores Felipe Lopes, Lorram da Silveira, Messias Carvalho e Leandro dos Santos, e Pedro Alves, gestor operacional da Prolagos, o encontro colocou em pauta as principais demandas dos moradores. Presente em peso, a comunidade de José Gonçalves expôs sua inquietação em ver o bairro urbanizado, sinalizado, com mais segurança e ações sociais em prol dos jovens e idosos.

Na abertura, o prefeito pediu que os moradores decidissem juntos, quais seriam as três obras prioritárias para o bairro. Mirinho afirmou que a prefeitura espera esta indicação por parte da comunidade, para atendimento imediato.

- Decidam o que é prioridade para José Gonçalves e vamos realizar – disse.

Questionado sobre a falta de sinalização adequada na entrada do bairro, Mirinho afirmou que a sinalização antes existente foi retirada durante a obra de pavimentação da estrada Búzios-Cabo Frio, mas garantiu que assim que a obra for concluída, a entrada do bairro será urbanizada.

- Pretendemos fazer mais que sinalizar. Vamos urbanizar a entrada do bairro e estrada de acesso. Vamos iluminar desde o limite com o município de Cabo Frio, até o Pórtico de Búzios e instalar sinalização turística e de ruas. Também já estamos em contato com o Governo do Estado para em parceria promovermos a pavimentação de todas as ruas do bairro. Agora, de imediato, a prefeitura já vai pavimentar e instalar sistema de drenagem nas ruas José Cabral, Pequeno Batista, da Paz, e Ipê. As outras virão em breve – acrescentou o prefeito.

Questionado sobre iniciativas na área social, Mirinho anunciou que a secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda já está cuidando da instalação do Criarte, um núcleo voltado à realização de oficinas e cursos para crianças e jovens da comunidade, com aulas de dança, ballet clássico, artes etc, abrangendo também diversas práticas esportivas. A secretária Cristina Braga completou que em breve ficam prontas as adequações necessárias ao prédio alugado para o Criarte, e as inscrições para os cursos serão abertas.

Quanto aos problemas de segurança relatados por alguns moradores, o prefeito sugeriu que o secretário de Ordem Pública, cel. Rodolpho Lyrio, organizasse uma reunião no bairro com o comandante Lima e Silva, da 5ª Cia de Polícia Militar de Búzios. Desta forma os moradores podem expor a situação da segurança, abrindo diálogo com a PM, integrando os setores.

Sobre o consultório odontológico montado no bairro, o secretário de Saúde Guilherme Azevedo afirmou que em breve o mesmo será aberto à população, assim como os outros três consultórios montados em diferentes bairros. De acordo com Guilherme, para que os consultórios comecem a funcionar, falta apenas terminar um detalhe na instalação do equipamento necessário, que já está disponível no local.

O secretário aproveitou para parabenizar os moradores e a equipe da Vigilância Sanitária, que juntos conseguiram alcançar a meta de tampar todas as caixas d’água das residências, que por ventura se encontravam abertas. Esta ação inibe a proliferação do mosquito da Dengue, contribuindo para diminuir a incidência da doença.

Lagoa passa por obras de revitalização

Importante manancial para o ecossistema de José Gonçalves, a lagoa do bairro vinha sofrendo constante processo de assoreamento e aterro. A prefeitura através da secretaria de Serviços Públicos iniciou a limpeza do local, retirando somente na primeira semana de trabalho, 158 caminhões de material que assoreava a lagoa. Conhecida como o pulmão do bairro, a lagoa também recebeu 350 metros lineares de tubulação para funcionar como um extravasor, e não mais alagar as ruas adjacentes, conforme vinha acontecendo. Mirinho solicitou ao secretário que conclua os trabalhos no local em no máximo 60 dias, devolvendo ao bairro este ecossistema fundamental.

Sobre a grave questão do abastecimento de água de José Gonçalves, o gestor operacional da Prolagos, Pedro Alves, garantiu que esta é uma realidade que já começa a mudar.

- Após o carnaval a nova adutora já estará pronta e vamos duplicar, podendo até triplicar a oferta de água para Búzios – afirmou.


Prefeitura finaliza levantamento topográfico da Gleba 1A

Dando continuidade ao processo de entrega dos títulos de propriedade aos moradores da Gleba 1A, a Prefeitura de Búzios, após a desapropriação da área realizada em maio de 2010, finalizou na última semana o levantamento topográfico da região. A partir de agora inicia a fase de levantamento de dados cadastrais de cada residência e terreno, em parceria com a Fundação Bento Rubião. Em cerca de três meses e após a realização de três Audiências Públicas, o trabalho se completa com a aprovação pela Câmara. A partir daí segue para o Cartório, para em seguida a Prefeitura começar a emissão dos títulos de propriedade, uma promessa de campanha do prefeito Mirinho Braga.

Ao final da reunião, a Associação de Moradores recebeu uma doação de quatro computadores da empresa Investiplan. Os computadores ficarão à disposição da comunidade.

Nenhum comentário: