segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Deputado Sabino se reúne com representantes da pesca do Estado

O deputado Sabino (PSC) promoveu na manhã desta quinta-feira, 17, um encontro entre representantes do setor pesqueiro e o secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Estado do Rio, Felipe Peixoto. A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e contou ainda com a presença do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado (Fiperj), Marco Botelho, e do analista ambiental Carlos Fontelli, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).


Depois de conversar com o secretário Felipe Peixoto em seu gabinete na semana passada sobre o trabalho que vem desenvolvendo junto ao setor pesqueiro, Sabino promoveu o encontro para que fossem apresentadas ações que envolvam a industrialização, comercialização, transporte do pescado e pesca esportiva. “Aproveitamos a oportunidade para discutirmos o futuro do setor e ouvir dos pescadores as expectativas em relação ao trabalho da nova secretaria. Ouvimos as demandas e vamos traçar ações”, disse Sabino.

O deputado falou de algumas questões que prejudicam o desenvolvimento da pesca no Estado, como os empreendimentos que estão causando prejuízos em São João da Barra, onde está sendo construído o Superporto do Açu. “O licenciamento dos empreendimentos tem sido feito separadamente. Se fosse feito de forma unificada, minimizaria os impactos ambientais decorrentes das atividades que serão desenvolvidas naquela região”, explicou Sabino.

Durante a legislatura anterior na Alerj, Sabino presidiu a Comissão Especial de Aquicultura e Pesca e já começou a acompanhar o trabalho naquela região. Inclusive chegou a visitar as obras de instalação da LLX, empresa de logística do Grupo EBX, que já investiu mais de R$ 1bilhão nos empreendimentos do Superporto do Açu e do Porto Sudeste.

O secretário Felipe Peixoto se colocou à disposição do setor pesqueiro do Estado e garantiu a presença na próxima visita que Sabino fará a São João da Barra. Durante a reunião, Felipe anunciou a construção de um terminal pesqueiro no Estado e a ampliação e o fortalecimento do setor de pesquisa e extensão da Fundação Instituto de Pesca do Estado.

O presidente da Fiperj Marco Botelho alegou que a luta pelo desenvolvimento da pesca no Estado do Rio é de todos, e que a comissão tem um papel extremamente importante nesse processo. Ele elogiou a iniciativa do deputado Sabino de indicar a criação da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, e confirmou a intenção da Fiperj em contribuir, não só com pesquisa, mas com crédito e qualificação do pescador.

Para Sabino a reunião foi positiva, porque conseguiu proporcionar aos representantes de todo setor pesqueiro a oportunidade de apresentar suas reivindicações. O deputado conseguiu ainda marcar uma visita imediata do analista ambiental Carlos Fontelli a Lagoa Feia, em Quissamã. O segundo maior espelho de água doce do País vem sofrendo com as obras do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado e com a mortandade de peixes. Fontelli irá até o local verificar a denúncia.

O deputado Sabino anunciou também que estará com a ministra de Pesca, Idelli Salvati, no próximo dia 28, e apresentará a realidade do setor pesqueiro no Estado no Rio. E pretende marcar um encontro com representantes da Marinha do Brasil.

Estavam presentes na reunião nesta quinta-feira, representantes de 27 colônias de pescadores do Rio de Janeiro, da Associação de Maricultores, Associação de Pregoeiros e Afins, o presidente do sindicato dos pescadores, Antonio Moreira da Silva; o presidente da Federação dos Pescadores, José Maria Pugas; o representante da Federação dos Aquaviários, Luiz Penteado; os secretários municipais de Agricultura e Pesca de Maricá e São João da Barra, Cláudio Jorge Soares e João Batista dos Santos Filho; o secretário de Atividade Econômica de Angra dos Reis, Humberto Martins e o subsecretário de Agricultura e Pesca de São Gonçalo, Sérgio Ricardo da Fonseca.

Nenhum comentário: