segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Poucos fumantes alegariam que é fácil largar o cigarro. O vício em nicotina é forte e repetidamente alimentado por situações que estimulam os fumantes a acenderem mais um cigarro. Ainda assim, milhões de pessoas que conseguiram se livrar do vício são a prova viva de que uma vida sem fumaça é possível até mesmo para aqueles que têm sido fumantes regulares há décadas.

Para a dependência física do tabaco, existe uma série de tratamentos. O mais comum deles é a terapia de substituição da nicotina com adesivos e gomas de mascar com a substância, que podem coibir os sintomas da abstinência e ajudar o fumante a, gradualmente, reduzir a dependência.

Duas drogas - que devem ser consumidas sob a orientação de um médico - também são eficientes.
Tratam-se de uma forma do antidepressivo bupropriona, que reduz a ânsia pelo cigarro, e da vareniclina, que bloqueia os receptores de nicotina no cérebro, diminuindo tanto os efeitos prazerosos do fumo quanto os sintomas da abstinência da droga. Uma combinação de substituição de nicotina com uma dessas duas drogas costuma ser mais eficaz do que o uso de somente uma das abordagens isoladamente.

Nenhum comentário: