sexta-feira, 9 de novembro de 2012

José Eduardo Cardozo, disse nesta sexta-feira (9) que o Brasil ainda é muito lento quando se trata de recuperar recursos públicos desviadO ministro afirmou que, nos últimos dois anos, o governo conseguiu recuperar R$ 20 milhões e, embora o valor seja dez vezes maior do que o valor resgatado até então, ainda é muito baixo.os.,

 "Nós estamos ainda muito lentos quando se fala de recuperação de ativos desviados ilicitamente", declarou durante debate na 15ª Conferência Internacional Anticorrupção com o tema 'Dinheiro Sujo: como restaurar a confiança das pessoas?'". O ministro também ressaltou que é preciso criar formas eficientes de recuperar os bens adquiridos pelos criminosos, que muitas vezes encontram-se em outros países.
 
José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça
José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça
Cardozo afirmou que os mecanismos utilizados para lavar dinheiro são cada vez mais sofisticados e defendeu que os governos devem se aperfeiçoar constantemente e trabalhar em conjunto para combater esse crime.
 
 "Com a multiplicação de crimes transnacionais, a necessidade de integração de esforços entre os Estados para combater práticas criminosas tornou-se imperativo dos tempos modernos", disse.
Para um público de representantes de mais de 30 países, Cardozo citou os esforços do governo federal para combater as quadrilhas que lavam dinheiro no Brasil e no mundo.
O ministro citou como marco de uma trajetória "exitosa" no combate a esses crimes a criação da "Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - Encla" em 2003, no início do governo Lula. A iniciativa une setores diversos como a CGU (Controladoria-Geral da União), a Polícia Federal, o Ministério da Justiça, o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o Banco Central, o Judiciário, entre outros, para criar estratégias comuns de combate às práticas criminosas.

Nenhum comentário: