sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Caetano Veloso fecha uma temporada iniciada em 2006 com o disco "Cê", seguida em 2008 com "Zii e Zie" e finalizada agora, com "Abraçaço" - todos gravados com arranjos e acompanhamentos da Banda Cê, um trio de sonoridade seca, roqueira e experimental formado pelo guitarrista Pedro Sá, o baterista Marcelo Callado e o baixista Ricardo Dias Gomes.

"Eu adoro trabalhar com eles, pode ser que continue, mas esse modo de fazer fecha-se aqui", disse Caetano.

"Abraçaço", 49º álbum do cantor, amadurece sua proposta de rompimento estético - intensificado de forma ainda mais radical na produção e direção que assinou do álbum "Recanto", de Gal Costa - e o torna esteticamente menos "estranho" que o antecessor, "Zii e Zie".

Ainda assim, estão lá os arranjos de "barulhinhos estranhos" e os solos de guitarras distorcidas que o unem aos anteriores e o fazem um disco mais para ser mais ouvido do que reproduzido em voz e violão. "Mas não é só isso que indica se uma canção funcionou ou não para uma pessoa", diz Caetano.

Uma das apostas do próprio criador, a da qual diz gostar mais dentre as 11 inéditas do CD, é a contundente "A Bossa Nova É Foda", que menciona em espécies de charada João Gilberto e Carlos Lyra para logo citar os lutadores de MMA Anderson Silva e Vitor Belfort, transformados pela força de um gênero criado pelo "bruxo de Juazeiro".

Sem dizer o nome de Carlos Marighella, Caetano fez para ele "Um Comunista", uma espécie de canção de protesto, um desejo antigo que sai em meio a filme biográfico, livro e outra música, "Mil Faces de Um Homem Leal", com clipe premiado na MTV, criado pelos rappers do Racionais MCs.

Nenhum comentário: