terça-feira, 1 de maio de 2012

O carro com material radioativo Selênio 75, roubado no fim de semana por bandidos armados em uma rodovia do Rio de Janeiro, foi recuperado nesta madrugada, segundo a polícia fluminens...e.O veículo foi encontrado no bairro de Cordovil

Polícia encontra carro roubado com material radioativo.

O carro com material radioativo Selênio 75, roubado no fim de semana por bandidos armados em uma rodovia do Rio de Janeiro, foi recuperado nesta madrugada, segundo a polícia fluminens...e.

O veículo foi encontrado no bairro de Cordovil, no subúrbio da cidade, graças a uma denúncia anônima.

O material radioativo utilizado para fazer raio x de equipamentos pesados estava no porta malas do veículo e a caixa blindada com Selênio 75 não foi violada.

- Quem manipulasse o material poderia correr risco em relação à sua saúde. Dependendo da dose poderia haver queimaduras e, dependendo do tempo que ficar, pode haver até risco de vida – disse Ivan Salati, diretor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

- Quem roubou o carro não tinha noção do que estava levando. A ação da imprensa e das autoridades foi fundamental para recuperar o material em perfeito estado -acrescentou João Carlos Videira, diretor da empresa responsável pelo transporte do material radioativo.

Em 1987, uma cápsula radioativa de Césio 137, que pertencia a um material hospitalar, foi encontrada em um ferro velho em Goiás e aberta. Quatro pessoas morreram e mais de seiscentas foram contaminadas.

Nenhum comentário: