domingo, 16 de outubro de 2011

Livros sobre Ozzy, Aerosmith e Beatles aquecem filão de biografias roqueiras

Desde janeiro, as livrarias brasileiras receberam 32 lançamentos sobre astros de pop e rock, contra 21 em todo o ano passado. Nesta semana, a editora Benvirá aumenta a lista com nomes fortes: Ozzy Osbourne e Steven Tyler. "Confie em Mim, Eu Sou o Dr. Ozzy" e "O Barulho na Minha Cabeça Te Incomoda?" não interessam somente aos fãs dos dois roqueiros.
Ozzy, que vem do sucesso de sua autobiografia no ano passado, agora edita em um livro suas dicas da coluna de saúde que assina no jornal "The Sunday Times".

Seu maior trunfo é ter sobrevivido a décadas de alto consumo de tudo que pode ajudar a matar uma pessoa. Como medicina, a obra é uma nulidade. Como humor, é receita certa de sucesso.
Já Tyler fala de sua banda, Aerosmith, mas foca o circo das celebridades. Sua visão de mundo meio hippie e meio caipira detona clichês de sexo, drogas e rock and roll.
As edições nacionais de livros sobre roqueiros ou escritos por eles são um reflexo do mercado norte-americano. Uma pesquisa pelos subgêneros "rock bio" e "pop bio" na maior livraria virtual, a Amazon.com, lista mais de 600 livros em língua inglesa, 63 deles lançados neste ano.

Nenhum comentário: