segunda-feira, 8 de agosto de 2011

NOTA 10,...Rio: Projeto deve fazer 120 cirurgias gratuitas em crianças com lábio leporino

A ONG Operação Sorriso do Brasil (OSB), realiza, partir do próximo dia 12, uma bateria de cirurgias gratuitas para crianças que tenham lábio leporino. Para partitipar, os interessados deve comparecer nesta segunda (8) e terça-feira (9), ao Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC), na Avenida Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier, para uma triagem.

Quem não mora no estado também pode participar. O projeto é uma iniciativa da ONG junto à Universidade Estadual do Rio de Janeiro e à secretaria Estadual de Saúde.
Entre os dias 12 e 16 deste mês, a previsão é de fazer 120 cirurgias, no Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, onde cerca de 80 profissionais de saúde, entre cirurgiões plásticos, psicólogos, fonoaudiólogos e dentistas trabalharão voluntariamento pela causa.
O lábio leporino, ou fissura labioplatatina, como é chamada na comunidade médica, é uma deformidade congênita que provoca uma abertura no lábio posterior da boca. Além de comprometer a aparência, provoca problemas de fala, mastigação, respiração, entre outros, complicações que podem levar à criança inclusiva a abandonar a escola.
Estima-se que, no Brasil, cerca de 300 mil pessoas possuam a deformidade. Segundo o Ministério da Saúde, o lábio leporino está entre as deformidades congênitas mais comuns, atingindo a 1 em cada 750 pessoas. A cirurgia corretiva dura cerca de 45 minutos e o paciente pode ser liberado 24 horas depois da intervenção.

Nenhum comentário: