quinta-feira, 5 de maio de 2011

Universitários ingleses visitam Rio das Ostras

Alunos conheceram pontos turísticos e culturais da cidade
Há pouco mais de um ano, Rio das Ostras virou rota de estudantes universitários estrangeiros. O trabalho é de um professor de línguas que mora na cidade há três anos e agora recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Nesta quarta-feira, dia 4, um grupo de seis alunos da Universidade de Chester, na Inglaterra, participou de um city tour pela cidade, acompanhado pela turismóloga Juliana Ravaglia, da Secretaria de Turismo.

O professor Willian Santiago é tutor de algumas universidades da Europa e, além de dar aulas de português para estrangeiros, há dois anos faz um tipo de “intercâmbio” com universitários que vêm ao Brasil para fazer o levantamento da cidade e do modo como cada comunidade vive.

Neste grupo de seis alunos da Universidade de Chester há discentes de diferentes formações como Geografia e Teatro. Na terça-feira, dia 3, eles foram recebidos pela equipe da Fundação Rio das Ostras de Cultura no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, onde assistiram a uma apresentação da Orquestra Kuarup. “Eles ficaram impressionados com a qualidade musical de alunos tão jovens”, disse o professor Santiago.

Na quarta-feira, durante o city tour, o grupo visitou algumas praias e pontos turísticos e culturais de Rio das Ostras como Mar do Norte, Lagoa de Iriry, Parque dos Pássaros e Museu de Sítio Sambaqui da Tarioba. “Conhecemos toda história da cidade e pontos interessantes que nem eu, que moro em Rio das Ostras há três anos, conhecia. Isso vai ser muito útil para o trabalho que eles precisam apresentar na volta à Inglaterra”, explicou Willian.

Os alunos precisarão apresentar na Universidade um estudo sobre a cidade contando toda a experiência dos 15 dias que estivem em Rio das Ostras. Além da vivência, os universitários participarão de 70 horas de aulas de português com o professor Willian.

Para proporcionar estes dias de convivência na cidade, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio contou com o apoio da Fundação de Cultura, da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbana e da CoopEnseada, que cedeu o transporte. “O trabalho do professor é muito interessante para os alunos e para Rio das Ostras, que poderá aumentar o número de visitantes estrangeiros com indicação desses alunos”, disse o secretário Alan Machado.

Estagiários – No ano passado, o professor Willian trouxe a Rio das Ostras duas estudantes de sociologia da Holanda, que chegaram a fazer um estágio na Secretaria de Bem-Estar Social. Este ano, ele está em negociação com um grupo grande de ingleses, que deverão chegar a cidade depois de agosto para fazer trabalhos comunitários. “Minha ideia é intensificar esse trabalho e tornar Rio das Ostras num polo de estudantes estrangeiros”, conclui Santiago.

Nenhum comentário: