O papel e o funcionamento da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e a relação entre seus músicos será o tema da audiência pública realizada pelas comissões de Cultura e de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quinta-feira (05/05). O debate será às 11h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. No último dia 18, a Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Robson Leite (PT), discutiu o assunto e recebeu denúncias de assédio moral e de ameaça à integridade física feitas pelos integrantes da OSB Profissional e da OSB Jovem.
Além disso, a comissão descobriu que o fato do maestro Roberto Minczuk, que rege as orquestras, ser diretor artístico do Theatro Municipal estaria em desacordo com o regimento da instituição. “Existem muitas irregularidades. Há uma violação de direitos do Estatuto dos Músicos e há dinheiro público federal aplicado na OSB que não sabemos como está sendo utilizado”, afirmou o parlamentar.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, o deputado Marcelo Freixo (PSol) afirmou ser de extrema importância o debate conjunto. “Neste caso, existem várias violações de direitos humanos, como perseguição política e violações de expressão de opinião. Precisamos discutir com seriedade o que vem ocorrendo”, afirmou Freixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário