quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nasa festejou quatro anos de implantação com uma tarde de integração entre adolescentes e equipe técnica.

O Programa de Saúde do Adolescente, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras tem muito a comemorar. Na semana passada, o núcleo de atendimento de Nova Cidade do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente – Nasa festejou quatro anos de implantação com uma tarde de integração entre adolescentes e equipe técnica.

Os adolescentes atendidos em Nova Cidade prepararam, especialmente para a data, uma esquete sobre sexualidade e gravidez e apresentaram para os profissionais da unidade, alguns convidados e outros jovens. “Com a linguagem própria dos adolescentes, eles mostraram o resultado do trabalho que fazemos com eles de esclarecimento e troca de informação. Foi muito importante isso”, contou Andréa Viana, gerente do Programa de Saúde do Adolescente. Em seguida, todos os profissionais envolvidos no atendimento e os jovens cantaram parabéns para o Núcleo.
Os dados estatísticos do Nasa no município são muito positivos neste último ano. O grande número de adolescentes que aderiu ao atendimento - só em 2010, foram 1736 atendimentos – e a diminuição da taxa de gravidez na adolescência nos três últimos anos são bons motivos para comemorar.
Em 2010 foram atendidas 125 gestantes, com idade entre 12 e 17 anos, e 92 grupos foram realizados. Somente nos grupos de reflexão, 844 jovens de 10 a 19 anos foram atendidos.
Apesar do trabalho ser igual, os núcleos do Nasa têm características diferentes. Em Nova Cidade, 80% dos atendimentos são de adolescentes na primeira fase, de 10 a 15 anos, e somente 20% têm de 16 a 19 anos. No Praia Âncora a situação é bastante equilibrada, 55% de adolescentes tem de 10 a 14 anos e 45% estão entre os 15 e 19 anos.
O Nasa é um serviço de saúde que atende com liberdade e sem preconceitos jovens de 10 a 19 anos, e busca incentivar condutas saudáveis de vida. São oferecidos em dois núcleos – Nova Cidade e Praia Âncora – orientação psicossocial, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, grupos de discussão com adolescentes, grupo de familiares, vacinas, exames e medicamentos, distribuição de preservativos, e pré-natal para adolescentes. “O Núcleo não realiza só o atendimento de Saúde. Também inclui grupos de reflexão, onde são discutidos assuntos dos jovens, sem preconceitos, e oferece suporte ao desenvolvimento da adolescência”, explica a coordenadora Andréa.
Equipe multidisciplinar - O Nasa oferece, além da consulta de saúde tradicional, um atendimento integral aos adolescentes, que participam de reuniões semanais, onde são discutidos aspectos importantes do cotidiano, como amizade, relação familiar, auto-estima, vida sexual, entre outros. Os participantes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, técnico de enfermagem, enfermeira, psicóloga, técnico de higiene dental, dentista, assistente social e nutricionista.
O atendimento no Centro de Saúde de Nova Cidade acontece sempre às terças-feiras, das 14h às 17h, e no Posto de Saúde da Família do Âncora, o atendimento é feito sempre às quartas-feiras, em três turnos.
O Nasa também atende todos os núcleos de atendimento a adolescentes do município com palestras e atividades, e recebe demanda das escolas, famílias, profissionais de saúde e educação e do Abrigo Municipal. “Todos os adolescentes são acolhidos, independente de indicação. Hoje somos a referência da saúde no atendimento deste público”, diz Andréa Viana.

Nenhum comentário: