quarta-feira, 4 de maio de 2011

Grande Mídia destaca crescimento com qualidade de vida em Rio das Ostras

Maior aumento populacional do Brasil foi acompanhado de investimentos em infraestrutura e geração de empregos
               
            No último dia 29, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou dados detalhados do Censo 2010, que confirmam que Rio das Ostras teve o maior crescimento populacional do Brasil em 10 anos, com uma taxa de 190,4% de aumento no período. Os investimentos municipais acompanharam esse aumento, acelerado a partir de 2005, como mostrou a reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, que destaca a geração de emprego e qualidade de vida em Rio das Ostras. Também nesta semana, a revista Veja e o Jornal O Globo publicaram matérias sobre a explosão demográfica do município, aliada a investimentos com receita de royalties. Segundo o Globo, “o dinheiro permite que a prefeitura faça melhorias locais, aquecendo a economia e gerando empregos”.
         De acordo com o IBGE, a situação da cidade é diferente do resto do País, onde a taxa de crescimento populacional vem sendo reduzida ao longo dos anos. Como mostram as reportagens, a cada dia mais pessoas chegam a Rio das Ostras, atraídas pela qualidade de vida e os benefícios de morar em um local com infraestrutura e oferta de serviços públicos.
         “A cidade cresceu e quem apostou nesse crescimento também”, afirma a repórter Mônica Teixeira, do Jornal Nacional. A matéria apresenta uma empresa que há dois anos instalou-se na Zona Especial de Negócios - ZEN de Rio das Ostras e, nesse período, triplicou o faturamento e o número de funcionários. “É mais emprego para quem vive na cidade e para quem vem de fora também”, fala a repórter. Um dos empregados da companhia, Eberson Ribeiro, conta que encontrou em Rio das Ostras a chance de desenvolvimento profissional que não teve na Capital. “Pretendo me estruturar na cidade. Aqui tem muito que crescer e eu quero crescer junto”.
         TRANSFORMAÇÃO - A revista Veja, em sua versão on-line, publicou um especial sobre o Censo 2010, destacando o crescimento das cidades médias. Na reportagem, a revista associa os investimentos da Prefeitura de Rio das Ostras ao desenvolvimento local. Como exemplo de fenômeno das cidades médias, a matéria afirma que, em Rio das Ostras, “os royalties do petróleo viabilizaram uma série de investimentos em infraestrutura que transformou o lugar”.
         INVESTIMENTOS - Nos últimos anos, Rio das Ostras tem se consolidado como exemplo na aplicação de receitas, mesmo diante do desafio da grande crescimento populacional da cidade.  O município ganhou destaque na imprensa nacional e reconhecimento dos institutos de gestão, em especial, por investimentos em infraestrutura, distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, além de melhorias nas áreas de saúde e educação. A administração equipou o Hospital Municipal com aparelhos de última geração para diagnóstico e tratamento e criou uma Unidade de Dor Torácica – UDT, a única do Interior do Rio. Também houve a implantação do Resgate 24 horas, UTI móveis. A educação também é prioridade na aplicação dos recursos para atender ao crescimento populacional.  O município subiu de 24º (em 2005) para o 3º no Índice de Educação Básica – Ideb. Mais seis novas unidades escolares serão construídas para atender ao aumento da demanda por vagas.
         O município investiu mais de R$100 milhões em obras de captação, tratamento e distribuição de água tratada, o que propiciou mais de 20 mil ligações. Mais de 300 quilômetros de ruas foram pavimentadas, sendo que 152 quilômetros foram construídos em cinco anos. A cidade não contava com esgoto tratado e nos últimos anos, a Prefeitura concluiu um Sistema de Esgotamento Sanitário que é modelo para o Brasil.


Nenhum comentário: