O sambaqui, assunto tratado nos livros, é realidade em Rio das Ostras. A cidade conta o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, onde estão expostos ossadas e artefatos que marcaram a passagem dessa antiga civilização, que habitou o município há cerca de 4 mil e 2 mil anos. O local foi assunto de palestra e vídeo apresentados nas escolas durante a 9º Semana Nacional de Museus, que também comemora o Dia Internacional de Museus (18 da maio).
“Não sabia que a cidade já era habitada há milhares de anos pelos sambaquianos. Descobri muitas coisas interessantes com o documentário e agora quero conhecer o museu”, afirmou Alice Santos da Silva, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão.
A estudante Gabriela Gomes Gonçalves, de 13 anos, colega de turma de Alice, também gostou muito do vídeo e palestra. “Já estive no museu, mas sempre aprendemos coisas novas. Acho muito bom poder ver ao vivo assuntos que estudamos nos livros”, disse ela. Gabriela achou muito interessante saber que o busto exposto no museu é uma reconstrução artística da ossada de um sambaquiano encontrada no local.
Participação - A procura das unidades de ensino da cidade interessadas em receber a palestra da Fundação Rio das Ostras de Cultura foi tanta que a programação, que deveria acontecer entre os dias 16 e 22, se estendeu para a próxima semana. Ao todo, dez escolas da cidade, entre públicas e privadas, participam da Semana de Museus.
Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Selma Rocha, o interesse das escolas pela visita demonstra que a comunidade educacional de Rio das Ostras entendeu e valoriza a importância do Sítio Arqueológico e do museu.
Uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura, a Semana Nacional de Museus deste ano tem como tema “Museu e Memória”. Integram a programação cerca de 3 mil eventos em mais de 500 cidades de todos os estados do país. Entre as atrações estão exposições, oficinas, espetáculos, seminários, exibição de filmes e outras.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário