quarta-feira, 16 de março de 2011

Prefeitura de Búzios, INEA e Secretaria Estadual do Ambiente solicitam ordenamento náutico à Capitania dos Portos

Com o objetivo de promover o ordenamento náutico dos pontos de fundeio de navios em Búzios, a Prefeitura, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) se reuniram no último dia 11, na sede da Capitania dos Portos RJ, no Rio. Solicitado pela SEA, o encontro contou com a participação do prefeito Mirinho Braga, o secretário estadual Carlos Minc, o sub-secretário estadual Luiz Firmino, a secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad, o coordenador de Pesca Amarildo Sá, o vereador Lorram da Silveira, técnicos do INEA, oficiais da Marinha, o comandante da Capitania dos Portos RJ, Walter Bombarda, e o comandante da Capitania dos Portos de Cabo Frio. A reunião serviu à apresentação de propostas para o ordenamento náutico do mar de Búzios, bem como à argumentação e debate de idéias sobre o tema. Para a SEA, o fato da cidade receber até quatro navios ancorados ao mesmo tempo, tem gerado diversos problemas ao meio ambiente marinho. Apoiada pela Prefeitura e pelo INEA, a secretaria de estado propôs a redução do número de navios fundeados, sem prejuízo ao turismo e ao comércio.


- Nossa sugestão não prejudica o turismo, pois o número de navios a visitar a cidade durante a temporada que vai de outubro a abril, continuará o mesmo. A única mudança que solicitamos é que não mais se tenha quatro navios ancorados durante o mesmo período. O ideal é que apenas dois navios permaneçam fundeados ao mesmo tempo. Costumamos receber 370 navios a cada temporada, e temos mais de 200 dias de temporada. Dá para recebermos a mesma quantidade de navios, limitando o máximo de dois por dia – explica o prefeito de Búzios, Mirinho Braga.

Além do limite de dois navios, o grupo também propõe que não sejam mais utilizadas as âncoras para fundeio, pois as mesmas costumam ser arrastadas por quilômetros provocando grandes e profundos sulcos em toda orla do centro de Búzios, um dos três núcleos que formam o Parque Municipal dos Corais. A sugestão é promover a instalação de duas poitas e bóias para fixação dos navios nesses locais permanentes.

Ao final do encontro ficou decidido que o INEA deve formalizar uma proposta técnica justificando a solicitação do grupo composto com a Prefeitura de Búzios e a SEA, para ser apresentado à Capitania dos Portos ainda esta semana. Por sua vez, a Capitania vai analisar o documento para determinar a redução do número de pontos de fundeio em Búzios. Caso a solicitação seja aprovada, a medida passa a valer para a próxima temporada que inicia em outubro deste ano.

Nenhum comentário: