A Secretaria de Saúde de Teresópolis, na região serrana do Rio, confirmou nesta segunda-feira cinco casos de leptospirose após as chuvas em janeiro que mataram centenas de pessoas na cidade e que também atingiram outros municípios da região.
Em Teresópolis, o temporal deixou 355 mortos e quase 16 mil desabrigados. Existem até agora 170 notificações de casos suspeitos de leptospirose. Os possíveis infectados estão realizando tratamento familiar.
A prefeitura da cidade criou uma campanha de orientação aos moradores com medidas preventivas. Os principais sintomas da leptospirose são febre alta, náuseas, dores musculares e de cabeça. A recomendação em caso de suspeita é procurar a unidade de saúde mais próxima.
A Secretaria de Saúde do município afirma que desde 12 de janeiro está adotando um conjunto de medidas preventivas que incluem o controle da qualidade da água para consumo humano e o acompanhamento de unidades assistenciais e abrigos. Além disso, cuida do monitoramento de doenças graves e notificações compulsórias, como diarreia, leptospirose, síndromes febris e hepatites.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário