Município Cabista dá mais um grande passo e conquista a tão sonhada Delegacia
Depois de quase oito anos de espera, finalmente, é inaugurada a Delegacia Legal de Arraial do Cabo. Um fato que ficará guardado na memória do povo cabista, cansado de ver na entrada da cidade o esqueleto de ferro enferrujado, corroído pelo tempo e abandonado.
A solenidade foi presidida pelo vice-governador e secretário de Obras do Estado, Luiz Fernando Pezão, pelo prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, pelo Chefe da Polícia Civil, Alan Turnovisk, pelo Coordenador do Programa de Delegacias Legais, César Campos. E ainda estiveram presentes Dr. Fernando Albuquerque, Sub-Chefe da Polícia Civil, Dr. Juarez Knawer, diretor da 4ª DPA, Dr. Ricardo Martins, coordenador da 2ª CRPI, Dr. Milton Cerqueira, Delegado Titular da 132º Delegacia de Arraial, além de outras autoridades do Estado e do Município.
No discurso de inauguração, o prefeito Andinho aproveitou para agradecer ao governador Sérgio Cabral pelo apoio que tem recebido, com a liberação de verbas para várias obras na cidade, entre elas, a reurbanização e modernização da orla da Praia Grande.
– O governador não está presente porque teve outros compromissos, mas gostaria que Pezão levasse o meu abraço e meu agradecimento pelo apoio que tem nos dado durante esses dois anos de governo. E, a Delegacia Legal é a realização do sonho do povo cabista, que agora não terá mais que se deslocar para Cabo Frio para registrar ocorrência. Isto é apenas o começo de uma série de inaugurações que estão por vir. Como falei esta delegacia foi uma promessa de campanha que estamos cumprindo, assim como a Orla da Praia Grande, a UTI que já está quase pronta. Viemos aqui para fazer a diferença e vamos fazer – disse o prefeito.
E Pezão anunciou outras obras que serão realizadas no município cabista com verbas estaduais, a partir do segundo semestre. São as obras de reurbanização da Praia dos Anjos e da Marina. Já com relação à Delegacia Legal, Pezão declarou que o governador Sérgio Cabral fez questão de atender ao pedido do prefeito Andinho, sempre preocupado com a segurança da cidade.
– O prefeito está de parabéns pelo trabalho que tem realizado em Arraial do Cabo. Ele não se cansa e nem tem vergonha de bater na porta do governo do Estado para pedir melhorias para o município. Eu nunca vi um prefeito tão empenhado, com um amor tão grande por seu município. Andinho foi o primeiro prefeito a pedir a construção da delegacia legal e ele foi tão insistente que levou até uma foto da estrutura que já existia neste local. E por este motivo estamos aqui inaugurando mais uma unidade do projeto Delegacia Legal – declarou Pezão.
- A 132ª Delegacia Legal de Arraial do Cabo (Av. General Bruno Martins, esquina com a Rua Martin Afonso S/Nº, Centro) terá como Delegado Titular o Dr. Milton Cerqueira que contará com o apoio de 17 policiais civis. Mas, o Governo do Estado vai mandar mais 40 policiais ainda este mês – informou Alan Turnovisk, que em sua declaração brincou dizendo que já furou muitas redes de pescadores quando pegava onda em Arraial do Cabo.
A Delegacia Legal de Arraial do Cabo é uma unidade de médio porte, com uma área total construída de 328,59m², distribuída em dois pavimentos. As obras da nova unidade e os equipamentos tiveram um custo de R$ 1.682.460,72. Nesta unidade, foram usadas técnicas modernas de construção civil, por meio da substituição das vigas de concreto armado por estruturas metálicas e também foi usada laje do tipo steel-deck (lâminas de aço tratadas com materiais químicos para evitar a corrosão). O novo padrão, além da velocidade, reduz o custo das obras.
A nova delegacia legal terá computadores conectados à central de dados do Programa Delegacia Legal, além de impressoras, switch, roteador, scanner e câmera. A unidade terá atendentes universitários da área de serviço social e psicologia, com experiência em atendimento ao público, além do síndico, que é um técnico não policial que cuida da manutenção predial, do estoque de materiais e de funcionamento de equipamentos. A delegacia será composta por setor de investigação, além de sala de escuta, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e sanitários para o público, como também adaptações para portadores de deficiências.
– Estaremos completando 122 unidades implantadas em todo o estado do Rio de Janeiro. A modernização destas delegacias proporciona um ambiente saudável para o policial e para os cidadãos que a elas se dirigem, podendo dispor de tecnologia de informação, o que torna os registros mais ágeis e consistentes – celebrou César Campos, coordenador do Programa Delegacia Legal.


Nenhum comentário:
Postar um comentário