terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
COMISSÃO DO CONSUMIDOR FECHA MANDATO COM 51 MIL CASOS SOLUCIONADOS
Com oito vitórias na Justiça sobre ações civis públicas em favor da população, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) fecha este mandato com números expressivos. Foram 71.951 atendimentos para reclamações e orientações aos consumidores nestes quatro últimos anos, sendo 51.142 casos solucionados através de mediação da comissão. Só o ônibus, que faz os atendimentos móveis, foi procurado por 28.309 consumidores. No total, foram 12.591 atendimentos pelo Disque Defesa do Consumidor, 3.463 pelo site, 1.362 pelo Alô Alerj, 12.095
pessoalmente e 224 por cartas. “Quando iniciamos o trabalho na comissão, não tínhamos nada informatizado, não tinha relatório de atividades, não havia cadastro, não havia passado. Já avançamos muito, mas acredito que oatendimento ao consumidor pode melhorar a cada dia”, salienta a parlamentar.
Entre as decisões judiciais favoráveis, está a que obrigou a Unimed-Rio a dar continuidade aos contratos que eram administrados pela Unimed Duque de Caxias, nas mesmas condições contratuais e legais sem a necessidade de o consumidor celebrar novo contrato, e a restituir, em dobro, os valores cobrados em excesso na diferença entre o que o consumidor pagou e o que precisaria pagar com novo contrato. Além da Unimed, a comissão também entrou com ações contra a Lojas Insinuante, a Telemar, a Casa e Vídeo, a Barcas S.A., a Agetransp, os bancos do Brasil, Itaú, Bradesco, HSBC Bank Brasil, Real, Panamericano, Safra, Santander, União de Bancos Brasileiros, entre outros.
O setor campeão de reclamações foi o financeiro, incluindo rede bancária e empresas de cartões de crédito, correspondendo a cerca de 30% do total das queixas. Em segundo lugar, esteve o setor de telefonia, com 22%. deputada lembra ainda que o sucesso da comissão pode ser traduzido por números: 51.142 casos solucionados. “Temos um legado de trabalho, de ações, de cadastro, enfim, implementamos algo que é para sempre na Casa, e isto é o mais importante para mim na comissão”, avalia Cidinha.
Como nos anos anteriores, o ônibus foi o meio mais utilizado pela população para tirar dúvidas. “A comissão levou o serviço aos que não têm condições de vir ao Centro da cidade. Fomos a diferentes bairros e municípios semanalmente para ouvir as queixas e esclarecer o consumidor sobre seus direitos”, contou a pedetista. O atendimento móvel funciona das 9h às 17h, e as reclamações registradas pelos funcionários do ônibus são encaminhadas à sede da Codecon, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega 8, Centro do Rio. Todas as empresas alvo de queixas recebem notificação.
COMISSÃO DO CONSUMIDOR FECHA MANDATO COM 51 MIL CASOS SOLUCIONADOSTweet this!
Postado por
HUGO MELLO
às
04:59
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário