A Secretaria Municipal do Ambiente, através do Departamento de Unidade de Conservação, representado pelo chefe Ricardo Luis Senra Castro, participou da 41ª Reunião da Câmara Técnica Permanente de Educação Ambiental e Coletivo Educador Lagos São João. O evento aconteceu na manhã da última segunda-feira, dia 07, no auditório do Ministério Público, em Silva Jardim.
Secretaria Municipal do Ambiente participa da 41ª Reunião da Câmara Técnica Permanente de Educação Ambiental e Coletivo Educador Lagos São João
Durante a reunião foram discutidas propostas sobre o Programa de Educação Ambiental das Concessionárias de Águas e Esgoto e do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João. O ponto mais alto da conversa foi quando o projeto “Agente das Águas da FIOCRUZ” virou assunto gerando sugestões para implantação nos municípios, inclusive Arraial do Cabo, que participam efetivamente da Câmara Técnica Permanente de Educação Ambiental.
O programa Agente das Águas é uma proposta participativa de monitoramento da qualidade da água dos rios desenvolvida pela Fiocruz, em parceria com governos municipais e estaduais. Tendo como base um método de identificação de espécies animais presentes nos rios, capacita grupos de moradores de regiões no entorno de rios para a análise continuada da qualidade da água. A partir de amostras colhidas periodicamente, os participantes avaliam o grau de poluição local.
- Vale ressaltar que o atributo “ambiental”, na tradição da Educação Ambiental brasileira e latino americana, não é visto como uma função para especificar um tipo particular de educação. Mas, se constitui em elemento que demarca um campo de valores e práticas, mobilizando atores sociais comprometidos com uma prática político-pedagógica transformadora e emancipatória, capaz de promover outra ética e uma nova cidadania: a ética e a cidadania ambiental. Esclareceu o Chefe de Departamento Unidade de Conservação, Ricardo Luis.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário