A secretaria de Saúde de Búzios anuncia aos moradores que no próximo dia 27 de janeiro, quinta-feira, todas as unidades de saúde do município estarão promovendo exame e avaliação médica de possíveis manifestações da Hanseníase, doença popularmente conhecida como Lepra. Das 8h00 às 16h00, qualquer pessoa que apresente sintomas da doença, ou queira se informar sobre a Hanseníase, deve comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua casa para fazer o exame. Durante todo o dia, profissionais de Saúde estarão distribuindo panfletos educativos e material informativo sobre sintomas da doença e forma de tratamento.
A Hanseníase tem cura e o tratamento é simples
Todos os casos de Hanseníase têm tratamento e cura. O tratamento é feito nos serviços de saúde e pode durar de 6 a 12 meses. A Hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a 10 anos. Ela é transmitida por meio das vias respiratórias: tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar roupas, pratos, talheres e copos.
Atenção para os sintomas da Hanseníase - As pessoas que apresentem algum destes sinais ou sintomas listados a seguir, devem procurar o serviço de saúde:
- Uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato;
- Caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos;
- Engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade e/ou diminuição da força do 5º dedo;
- Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés;
- Áreas com diminuição dos pêlos e do suor.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário