segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

UM MÊS DE MUITAS GARGALHADAS PARA ESQUENTAR O SEU VERÃO EM RIO DAS OSTRAS



Por que?


O humor é uma das chaves para a compreensão de culturas, religiões e costumes das sociedades num sentido amplo, sendo elemento vital da condição humana. O homem é o único animal que ri, e através dos tempos a maneira humana de sorrir modifica-se acompanhando os costumes e correntes de pensamento.

Em cada época da história humana a forma de pensar cria e derruba paradigmas, e o humor acompanha essa tendência sócio-cultural. Expressões culturais do humor podem representar retratos fiéis de uma época, como é o caso, por exemplo, das comédias gregas de Plauto e das comédias de costumes do brasileiro Martins Pena Martins.



Nosso Humor

O humor brasileiro vem prestando contribuição relevante no processo de formação de novas platéias. Esse gênero de arte pode ser considerado um dos melhores do mundo e vem cativando e atraindo um publico significativo para as salas de espetáculos

Objetivos

Nosso objetivo é criar um mês de programação voltada para o humor motivando este seguimento que foi um dos principais motivos para a freqüência de platéias aos teatros. Durante um mês, quatro espetáculos diferentes se apresentarão. Paralelo a Mostra serão ministradas oficinas sobre o humor contemporâneo e palestras ampliando as possibilidades de estudos sobre o tema humor.



Artistas Locais
Abriremos trinta vagas gratuitas para a Oficina de Humor que terá como principal programação o ensaio de um espetáculo, a ser apresentado na ultima semana da Mostra com entrega de certificados.


Realizadora
A Companhia existe desde 1990 e durante cinco anos propusemos a ‘bisbilhotagem’ em tudo que fosse mérito num artista. Trabalhamos com personalidades em diversas áreas de artes, buscando sempre o aperfeiçoamento e a compreensão do fazer teatro.


Programação

Escola pra Machos

Escolas pra machos é uma comédia de comportamento. Homem simples, Leopoldo (Vini Cardoso) resolve reunir todas as suas possibilidades, as mais absurdas possíveis, para de uma maneira autodidata, aprender como se comportar com as mulheres e “ensinar” esta ciência improvável à platéia. A comédia Escola pra machos é uma hilariante narrativa solo na qual a personagem central busca estabelecer uma metodologia comportamental definitiva, para o homem relacionar-se com a mulher, proporcionando a ambos, uma relação mais satisfatória.

Pretas Por Ter

A história se desenrola no dia em que uma professora adoece e precisa ser substituída. Altair é designada para substituí-la e Marlene, inconformada decide atrapalhar os planos da outra e para isso utiliza toda sorte de artimanhas, interferindo o tempo todo na aula. O resultado desta formula é um milhão de gargalhadas em todo o Brasil. direção Alberto Damit e Marco Antonio Lucas.

A Velha na Janela

O espetáculo busca acentuar a relação da solidão na opção de quem escolhe a distancia como forma de vida, porém acreditando ser capas de manter a relação com o mundo. A encenação buscar tirar proveito das possibilidades em observar através de uma janela inquieta que passeia de acordo com as ações conflituosa da personagem. Elenco Weslley Brito e Marcos Lima direção Alberto Damit e Marco Antonio Lucas.



Baianidade Baiana

Este é o mais novo trabalho da Cia. Baiana de Risos segue uma linha diferenciada dos trabalhos anteriores, porém mantendo a linha filosofal da Cia. Que é discutir as diversas formas do preconceito. Nossa Baianidade Baiana terá como principal foco a discussão sobre o real e o fabulesco, iremos trabalhar sobre diversas linhas de interpretação que fazem sobre os nossos costumes nossa cultura. O espetáculo é dividido em blocos de cenas tendo como linha condutora dois personagens centrais que se desdobram em tipos da cultura baiana. No elenco Anderson Sarayva e Marcos Magno. Direção Alberto Damit e Marco Antonio Lucas.


Santos da Casa

Será um espetáculo dirigido pela Cia. Baiana de Risos com atores da cidade. Faremos uma oficina tendo como foco principal o humor contemporâneo, trabalharemos com 30 pessoas, a partir de 15 anos. O espetáculo será montado a partir de improvisações realizadas pelos participantes da oficina. As oficinas serão as terças e quartas das 18 às 21h e o espetáculo Santos de Casa será encerramento da Mostra de Humor.



Ficha Técnica

Curadoria
Cia. Baiana de Risos

Cenário
Anderson Sarayva
Iluminação
Carlos Firmino
Fotografia
Vitor Mota

Assessoria de imprensa
André Hemes

Programação Visual
Eliandro Martins


Produção Executiva
Marcos Lima
Leonardo Pamplona
Weslley Brito
Jomir Gomes

Local: TEATRO POPULAR RIO DAS OSTRAS

Dias: 14, 15,16 de JANEIRO / 21, 22, 23 de JANEIRO / 28, 29, 30 de JANEIRO / 04, 05, 06 de FEVEREIRO de 2011.
Sempre às 20:00h
Ingressos – R$ 10,00 ANTECIPADO E MEIA / INTEIRA R$ 20,00
Pontos de Venda: Banca da Praça – pizzaria La mama

Nenhum comentário: