sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mostra de Humor traz Pretas Por Ter na terceira semana de evento


A Cia. Baiana de Risos e Fundação Rio das Ostras de Cultura trazem para a terceira semana da Mostra de Humor, Pretas Por Ter, um espetáculo irreverente, alegre, que vai fazer o público dar boas gargalhadas nesse fim de semana, dias 28,29 e 30 de janeiro às 20h30 no Teatro Popular da cidade.


Recorde de bilheteria, Pretas Por Ter conta a história de duas baianas “arretadas” que têm que conviver durante um turno numa sala de aula tentando superar o problema da falta de uma professora titular. E ainda de quebra surge um ser indefenido chamado Marilyn que aparece no meio da aula para enrolar mais ainda o dia já turbulento das duas.

O grupo formado por três atores baianos resolveu montar um espetáculo que discutisse aspectos da cultura afro-brasileira. E assim surgiu o espetáculo que já reuniu uma platéia de mais de 400 mil pessoas.

Várias são as razões para o sucesso e a aceitação do espetáculo. Uma delas é o estilo baiano de fazer humor marcado pelo teor “cítrico” e a irreverência. O texto de Alberto Damit é recheado de referências aos costumes e tipos baianos sendo construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro com a narrativa que faz uso da comédia como veículo de reflexão.

A construção das personagens é outro ponto alto da encenação. Em quase todas as sessões as pessoas reconhecem a professora conservadora, ortodoxa e cheia de manias pedagógicas ultrapassadas. Marlene uma orientadora disciplinar popular, mas totalmente consciente de sua condição racial. Os reflexos do sucesso chegaram a São Paulo, cuja montagem, com atores paulistas, obteve igual sucesso.

A Cia. Baiana de Risos existe desde 1990 e durante cinco anos propõem a ‘bisbilhotagem’ em tudo que fosse mérito num artista. “Trabalhamos com personalidades em diversas áreas de artes, buscando sempre o aperfeiçoamento e a compreensão do fazer teatro. Quando chegamos na cidade onde estaremos nos apresentando, interagimos com a comunidade durante uns 4 dias e absorvemos dela costumes e personagens locais, o que nos dá material suficiente para ser usado no espetáculo de forma a aproximar a platéia dos atores em cena”, conta o diretor Alberto Damit.

Ficha Técnica

Texto

Alberto Damit

Direção

Marco Antonio Lucas

Alberto Damit

Elenco

Alberto Damit (Profa. Altair)

Leonardo Pamplona (Marlene)

Marco Antonio Lucas (Merilyn)

Cantor Xanddy (Off como Diretor)

Figurinos

Marco Antonio Lucas

Cenário

Luciana Lakaster

Fotografia

Renato Neto

Assessoria de imprensa

André Firmino

Programação Visual

Charles Siqueira

Produção Executiva

Jomir Gomes

Direção de Produção

Alberto Damit



Serviço:

Pretas Por Ter

Classificação: 12 anos

Teatro Popular de Rio das Ostras

Avenida Amazonas s/n Centro

Tel.: (22) 2760-3119

Ingresso: R$20 e R$-meia entrada antecipada, para estudantes, professores e terceira idade

Horário: 20h30

Nenhum comentário: