segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Edição 2011 do Projeto Ostrinha chega ao fim



Edição 2011 do Projeto Ostrinha chega ao fim com recorde de participações.

Solenidade marcou o encerramento das atividades com a presença de mais de 600 participantes

A edição 2011 do Projeto Ostrinha chegou ao fim. A solenidade de encerramento, realizada nesta quinta-feira, dia 20, na Praia do Bosque, contou com a presença do prefeito Carlos Augusto, do comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Macaé, tenente Eric Alves da Silva, do secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins, do secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Cel Sergio Pinto, do sub-secretário de Esporte, Ricardo Fasano, de todos os participantes do projeto, familiares e comunidade em geral.


O projeto, promovido pela Prefeitura Municipal de Rio das Ostras com o apoio do 9º GBM, beneficiou cerca de 600 pessoas divididas em quatro categorias, de acordo com sua faixa etária. Foram oito dias de atividades, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de aprender noções de salvamento, conhecimento das condições do mar, marés, valas e valões, abordagem, reboque de afogados, primeiros socorros, além de aulas de cidadania e companheirismo.

Segundo o prefeito Carlos Augusto é gratificante ver que a parceria com os Bombeiros para a realização do Ostrinha é um sucesso. “Neste período de férias, esta é uma forma de entretenimento para as crianças que vão aprender muito enquanto se divertem. Tenho certeza de que esta parceria com o 9º GBM será estendida a outros projetos de socialização da nossa população porque é uma parceria que dá muito certo”, disse.

O comandante do 9º GBM, tenente Eric da Silva destacou o aprendizado dos alunos durante o projeto. “Com o conhecimento adquirido, estes meninos e meninas vão poder levar o que aprenderam para toda a vida, tendo em vista que não foram apenas técnicas de salvamento. Tiveram noções de cidadania, companheirismo e muito mais”, falou.

O secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins, declarou que para 2012, o projeto ainda vai crescer. “Com o crescimento da cidade, iremos aumentar o número de vagas para 2012, beneficiando ainda mais pessoas”, disse.

Participando do Projeto pela terceira vez na categoria Golfinho, Jasmym Mourão manteve o entusiasmo da primeira participação. “Eu sempre gosto de tudo porque além de aprendermos sempre alguma coisa diferente, fazemos novas amizades. No ano que vem estarei aqui novamente, só que na turma Moby Dick”, avisou.

Jamylle Mourão, mãe de Jasmym, também participa do Projeto como Sereia e diz que esta é uma iniciativa muito importante. “Aqui tudo é organizado. Além disso aprendemos onde podemos ou não entrar no mar, além de noções de salvamento. Outro detalhe bem legal é que atende a todas as idades, disse.

Com o término das atividades, alguns participantes foram considerados destaques em suas categorias. Na Golfinho, Jasmym Mourão e Guilherme Martins foram os eleitos. Na Moby Dick, os escolhidos foram Isadora Ribeiro Pinto e Gabriel dos Santos Brito. Os jovens Magno de Souza Pereira e Gabrielle Ferreira Pinto foram os destaques do Tubarão, enquanto Adilma da Costa Moreno e Antonio Fernando Pereira foram os eleitos do grupo Lobos do Mar/Sereias.

No quadro de instrutores os destaques foram o bombeiro Pablo, do Golfinho; bombeiro Paes, da Moby Dick; bombeiro Anilzo, do Tubarões; e guarda municipal Da Silva, do Lobo do Mar/Sereia.
 

Nenhum comentário: