Isso vem acontecendo todos os dias em muitas organizações que eu conheço. Por isso, fiquei pensando em alguma estratégia para ajudar a melhorar essa realidade. Um dia quando li estas frases pensei: “É isso!” Essas dicas podem ser afixadas nos murais das empresas ou serem trabalhadas exaustivamente pelo pessoal de treinamento como um “manual” de boas-maneiras. São elas:
1. Se você tiver um problema comigo, procure-me (em particular).
2. Se eu tiver um problema com você, o procurarei (em particular).
. Se alguém tem um problema comigo, mas procura você, mande-o conversar comigo (farei a mesma coisa, se for preciso).
4. Se a pessoa se recusa a me procurar, diga a ela: “vamos juntos procurá-lo. Tenho certeza de que nos atenderá eresolveremos o problema” (farei a mesma coisa, se for precisa)
5. Tome cuidado como me interpreta, é assim que prefiro fazer também. Em assuntos não esclarecidos, não se sinta induzido a interpretar meus sentimentos ou pensamentos. O risco de cometer um erro na hora de interpretar as intenções e grande
6. Também tomarei cuidado com a maneira como interpreto você.
7. Se alguma coisa é confidencial, não conte. Se você ou qualquer outra pessoa me procura em particular, confiando em mim, não contarei a ninguém a não ser que: a) A pessoa corra risco de se ferir; b) Corra risco de ferir outras pessoas. Espero o mesmo de você
8. Não leio cartas ou bilhetes sem assinatura.
9. Não manipulo ninguém, nem serei manipulado, não permita que o manipulem, nem que tentem manipular-me através de você
10. Estando em dúvida sobre alguma coisa, manifeste-se. Se eu puder dar a resposta sem deturpar nenhum fato e quebrar a confiança de alguém, eu o farei.
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