quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Secretaria do Ambiente de Arraial do Cabo participa de evento organizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro

 A Secretaria Municipal do Ambiente de Arraial do Cabo
 está participando do evento organizado pelo  Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado do Ambiente que desenvolve
 o Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos — PEGIRS/RJ dentro do Pacto pelo Saneamento. O evento que teve início nesta terça-feira (14/12), está sendo realizado na Secretaria Estadual do Ambiente, no Rio de Janeiro, e se encerra nesta quarta-feira (15/12).

A cerimônia de abertura contou com a participação do Carlos Alberto Muniz, vice-prefeito do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, secretária do Ambiente do Estado, Luiz Firmino, presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Sergio Gonçalves, diretor de Urbanismo do Ministério do Meio Ambiente, Marilys Garani, gestora Executiva da Coleta Seletiva da Prefeitura de Londrina/PR e Sebastião Santos, representante do Movimento Nacional de Catadores de Matérias Recicláveis.

De acordo com o secretário do Ambiente, David Barreto, o PEGIRS/RJ está alinhado com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, recentemente aprovada, que prevê a regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – RSU, a hierarquização do tratamento dos Resíduos Sólidos – RU e a implantação de programas municipais de coleta seletiva.

– A parceria entre o setor público e privado é fundamental para a consolidação das políticas publicas de apoio aos municípios fluminenses na construção de novos modelos de gestão de resíduos sólidos urbanos e na erradicação dos lixões no estado do Rio de Janeiro – disse o secretário.

Para o chefe do Departamento de Qualidade Ambiental, Marlon Souza, a programação abordou sobre os caminhos para a gestão sustentável dos resíduos sólidos no estado do Rio de Janeiro, o programa pioneiro de Londrina, a valorização dos resíduos sólidos, o diagnóstico do PEGIRS, o programa de coleta seletiva e a importância das parcerias, a participação das instituições no programa e as apresentações das ações desenvolvidas pelo Programa Coleta Seletiva Solidária com o processo de implantação dos programas municipais de coleta.

– Esperamos que os resultados deste evento possam ajudar a vencer os desafios para o manejo sustentável dos resíduos sólidos no Estado do Rio de Janeiro, através do compartilhamento das responsabilidades dentro de um ambiente de governança democrática com inclusão social – finalizou Marlon.

Nenhum comentário: