Na última terça-feira (30/11) foi entregue na Secretaria de Estado do Ambiente o projeto de Esgotamento Sanitário para os distritos de Monte Alto e Figueira, em Arraial do Cabo. O projeto é composto por rede coletora de esgoto com separador absoluto (águas pluviais e esgoto) e uma estação de tratamento (ETE). O plano foi protocolado pelos secretários municipais do Ambiente, David Aguiar, e de Obras e Urbanismo, Reginaldo Mendes Leite.
De acordo com o secretário do Ambiente, David Barreto, a Secretaria Municipal de Obras elaborou o projeto e a Secretaria do Ambiente ficou encarregada de conseguir o financiamento junto ao Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM). A verba é no valor de 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais).
O projeto de Esgotamento Sanitário para os distritos de Monte Alto e Figueira está associada à chegada da água potável para estas localidades, pela Concessionária Prolagos. O projeto de água já está pronto e os investimentos também já foram aprovados na 2ª Revisão Quinquenal da Agência Estadual de Regulação dos Serviços de Energia e Saneamento (AGENERSA).
– Apesar de a água ser uma concessão, foi uma grande vitória conquistada pelo município, uma vez que os moradores estão aguardando por esta obra há vários anos. Além se ser uma questão de saúde pública uma vez que o lençol freático está contaminado – disse o secretário.
O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Reginaldo Mendes Leite, lembra que, além do Projeto de Saneamento para os distritos de Monte Alto e Figueira, outro projeto já está sendo executado. Trata-se das Melhorias Sanitárias Domiciliares, da FUNASA, que visa dar uma melhor qualidade de vida as famílias de baixa renda do Distrito de Monte Alto, em que serão contempladas cerca de 200 residências. As obras estão a cargo da Empresa de Saneamento de Arraial do Cabo (Esac), que venceu a licitação.
O programa é da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo que o município de Arraial do Cabo foi contemplado com uma verba de R$ 566.000,00.
De acordo com o secretário de Obras, as ações de Melhorias Sanitárias Domiciliares são intervenções promovidas, prioritariamente, nos domicílios e eventualmente intervenções coletivas de pequeno porte. Tem como objetivo atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações sanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos no domicílio.
Na opinião de Reginaldo Mendes, o Projeto de Saneamento é fundamental para garantir a qualidade de vida da população e do ecossistema da Lagoa de Araruama. E no próximo dia 10 de dezembro (sexta-feira), ás 9h30min, o projeto será apresentado na reunião do Comitê de Bacias pelos secretários municipais, e em breve FECAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário